Neste domingo (15), cerca de 50 alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Pontes e Lacerda, tiveram a oportunidade de explorar as dependências e funcionalidades do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC). A unidade, mantida pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, foi aberta especialmente para receber o grupo, uma vez que o museu normalmente não funciona aos domingos. O museu recebeu mais de 10.570 visitantes durante o ano, consolidando-se como um espaço de preservação e compartilhamento do patrimônio cultural.
Além disso, o MISC fortaleceu seus programas escolares, recebendo mais de 2.000 alunos de instituições locais e de outros estados. Entre os destaques, estiveram exposições como Janelas do Brasil de Evani Rocha e Fotocênicas de Fred Gustavos, que atraíram milhares de visitantes e proporcionaram experiências imersivas e educativas.
Assim como ocorreu com a turma de alunos de Pontes e Lacerda, explicou o coordenador geral do Misc, Cristovão Luiz Gonçalves, o Museu tem recebido grupos variados, incluindo turistas, professores, alunos de escolas públicas e privadas, além de universidades públicas e particulares. As visitas podem ser agendadas para qualquer dia da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, mediante solicitação prévia.
O MISC tem como missão preservar e promover a memória cultural da vida cuiabana e mato-grossense. Além de ser um espaço para exposições, mostras de fotografia e vídeos, o museu atua como centro de documentação, incentivando pesquisas sobre a história local e reforçando seu compromisso com a educação e a cultura.
“Através de suas exposições e acervo, o MISC valoriza a diversidade cultural de Cuiabá, promovendo ações de incentivo à pesquisa e disseminação de conteúdos audiovisuais e históricos. A experiência dos estudantes do IFMT reflete esse papel, ao possibilitar o encontro entre o passado e o futuro por meio da arte e do conhecimento,” destacou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo.
O ano de 2024 foi marcante para o MISC, com reformas significativas que melhoraram sua estrutura, valorizando sua presença no centro histórico da capital e oferecendo mais conforto aos frequentadores e colaboradores.
“Essas conquistas só foram possíveis graças ao trabalho dedicado de nossa equipe, parceiros, patrocinadores e voluntários, além do apoio incondicional do público, que acredita em nossa missão de preservar e promover a cultura,” afirmou o coordenador
O secretário Justino Astrevo destacou que o museu está comprometido em continuar evoluindo. “Para 2025, temos planos ainda mais ambiciosos. Acreditamos que o futuro reserva ainda mais inspiração, aprendizado e conexão cultural para todos que passarem pelas portas do MISC”, concluiu o secretário.
O Misc está localizado na Rua Voluntários da Pátria, esquina com a 7 de setembro, região do Centro Histórico da capital, com horário de funcionamento, das 08 às 12h e das 14 às 18h, de segunda a sexta-feira. Para maiores informações e agendamentos, entrar em contato pelo número (65) 98136-3741.