Segurança Segurança
Bombeiros militares resgatam cobra e iguana na Região Metropolitana de Fortaleza
Em duas ações distintas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nesse domingo (15), uma cobra e uma iguana nos município...
16/12/2024 18h03
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Ceará

Em duas ações distintas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nesse domingo (15), uma cobra e uma iguana nos municípios de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) e do Eusébio (AIS 13) do Estado. Os animais foram resgatados pelos membros da corporação em áreas residenciais e foram devolvidos ao habitat natural.

A primeira ocorrência atendida foi no bairro Parque Soledade, em Caucaia (AIS 11). Por volta das 9h40, uma equipe da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (2º BBM) foi acionada para resgatar uma serpente. A cobra estava escondida no forro de uma residência particular e foi resgatada pelos bombeiros militares, que a devolveram ao próprio habitat natural.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Já a iguana foi encontrada no interior de uma residência situada no bairro Guaribas, no Eusébio (AIS 13). Após o acionamento, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por volta das 17h15, os bombeiros militares levaram apenas seis minutos para resgatar o réptil, que não possuía lesões aparentes.

Dicas que salvam vidas

– Ao encontrar um animal silvestre na própria residência: mantenha distância e observe. Evite se aproximar e interagir, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

– Entre em contato com o Corpo de Bombeiros, ou a Polícia Militar. Eles também possuem equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

– Evite alimentá-los. Isso pode incentivá-los a frequentar áreas urbanas e levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas;

– Mantenha seu ambiente seguro e portas e janelas fechadas.

– Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras.

– Conscientize todos. Incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.