Referência na assistência de média e alta complexidade na rede estadual de saúde pública do Pará, a gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, aprimora o monitoramento nutricional dos pacientes que é um dos pilares do cuidado integral, especialmente para aqueles com maior vulnerabilidade, como os portadores de lesões por pressão (LPP).
O processo compreende desde a admissão hospitalar, quando os pacientes são acompanhados pela equipe de Nutrição Clínica do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), que realiza uma triagem detalhada considerando fatores como doenças prévias, estado atual de saúde, idade e perfil antropométrico.
Ela complementa ainda que, outro avanço importante foi a inclusão da nutricionista clínica na Comissão de Cuidados com Feridas, para acompanhar a evolução de lesões por pressão e oferecer suplementação nutricional específica, acelerando os processos de cicatrização.
Dayse Sousa explica que as lesões por pressão são feridas originadas pela compressão prolongada entre ossos e tecidos moles, causando isquemia e, eventualmente, morte celular. “Apesar de sua alta prevalência no Brasil, estimada entre 30% e 40%, o HJB mantém uma taxa de incidência de 12,54%, abaixo da média nacional. Essa conquista reflete os esforços multidisciplinares e o papel central da nutrição na prevenção e tratamento dessas lesões,” enfatizou.
A paciente Patrícia Gonçalves Mendonça, 52 anos, estudante, da cidade de Belém já usou os serviços do hospital outras vezes e agora está em tratamento por conta de uma Lúpus. “Aqui o atendimento é muito bom e sou muito grata a todos os profissionais. Sobre a alimentação tem contribuído muito para estabelecer minha saúde, e também as medicações que recebo gratuitamente,” disse a usuária que recebeu alta nesta quinta-feira (12).
Para a nutrologa e coordenadora clínica da EMTN, Dra. Denise Villacorta, a sinergia entre SND e EMTN, contribuiu decisivamente para o hospital reduzir o tempo de cicatrização de feridas e melhorar a recuperação geral dos pacientes. “Esses cuidados exemplificam o compromisso do HJB em oferecer tratamentos de excelência e em promover a saúde integral de seus usuários,” concluiu a especialista.
Serviço:
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.
Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB