Evento contou com a participação de docentes, pesquisadores, líderes políticos, gestores e técnicos da área da saúde e sociedade civil
Um momento para reconhecer boas práticas e discutir potencialidades. Assim foi a Mostra de Experiências Exitosas do Curso de Aperfeiçoamento em Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMs) promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
O evento aconteceu na sede da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em Fortaleza, na última segunda-feira (9), e contou com 28 trabalhos de egressos das turmas de 2022 a 2024. As produções científicas se originaram dos planos de trabalho desenvolvidos pelos profissionais ao fim da capacitação.
Palestras e exposições dialogadas complementaram a agenda, que teve, ainda, a participação de docentes, pesquisadores, líderes políticos, gestores e técnicos da área da saúde e sociedade civil.
Para a diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da ESP/CE, Suzyane Barcelos, a iniciativa enfatiza caminhos para uma real mudança nas práticas do atendimento e da disponibilização de serviços no sistema de saúde. Ouça o depoimento da gestora:
O fisioterapeuta Jeovane Andrade, 40, foi um dos expositores e destacou as vivências que teve na policlínica onde atua em Sobral, na Região Norte cearense. Assista:
Na ocasião, Andrade enfatizou o papel desempenhado por ele durante o processo de aquisição de uma cadeira de rodas motorizada para o educador físico Francisco Alefe Sousa, 29, que foi diagnosticado com paralisia infantil nos primeiros anos de vida.
Após utilizar um equipamento improvisado, feito pelo próprio pai, por mais de duas décadas, Alefe conseguiu, via Sistema Único de Saúde (SUS), uma cadeira motorizada.
Do pedido à obtenção do meio de locomoção, paciente e profissional de saúde compartilharam o mesmo sonho pouco mais de um ano até que o trâmite fosse concluído e o dispositivo, enfim, adquirido pelo solicitante. Uma experiência prática de equidade, inclusão e protagonismo de todas as partes da rede de saúde cearense. Assista ao relato.
Coordenado pela Gerência de Educação Profissional em Saúde (Gepro) da ESP/CE, o Curso de Aperfeiçoamento em OPMs atua com foco na formação de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos neurologistas e ortopedistas atuantes nas policlínicas regionais e centros de reabilitação do Ceará, visando o fortalecimento da rede de cuidados à saúde das pessoas com deficiência.
Iniciado em 2022, o projeto educacional já formou 123 profissionais em todo o território cearense. Ao longo do período de aprendizagem, com duração de 180 horas, os participantes desenvolvem e aperfeiçoam habilidades de avaliação, prescrição, adaptação e orientações sobre órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.