Autarquia vinculada à Sesa é referência na formação e capacitação de profissionais de saúde
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta terça-feira (10), o projeto de lei complementar (PLC) que cria o quadro de pessoal próprio da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Proposta pelo governador Elmano de Freitas, a medida visa fortalecer a capacidade técnica da autarquia para o aprimoramento de serviços de formação e capacitação de profissionais de saúde, conforme mensagem enviada pelo chefe do Executivo estadual à Casa Legislativa.
A partir da decisão, os aprovados no concurso público da Sesa podem ser convocados para atuarem no âmbito técnico-administrativo da instituição de ensino.
Para o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, a nova lei é um reconhecimento ao trabalho que o equipamento desenvolve, a fim de valorizar a força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS).
A titular da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, corrobora com a avaliação do gestor. “Esse projeto se reflete não só na ascensão da ESP/CE, mas em um sistema de saúde cada vez mais forte, com profissionais qualificados e aptos a atender às demandas de saúde da nossa população. Todo investimento em educação na saúde é também investimento em qualidade de vida e bem-estar, que são compromissos do Governo do Estado com o povo cearense.”
O texto segue agora para a sanção do governador Elmano de Freitas.
Criada em julho de 1993, a ESP/CE é referência no campo da Educação na Saúde. Ao longo de 31 anos, a autarquia acumula mais de 50 mil vagas disponibilizadas em projetos educacionais, distribuídas em cursos e Residências em Saúde (Médica e Multiprofissional), alcançando alunos de quase 98% dos municípios do estado.
Em 2021, o órgão passou a ser reconhecido como uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).