Educação Piauí
Seduc premia escolas por ações voltadas para a equidade étnico-racial no ambiente escolar
Selo Antirracista foi entregue durante a programação do 2º Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais
10/12/2024 19h55
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (10), o 2º Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais, por meio do programa Educar para Respeitar. O evento, que contou com palestras, apresentações de boas práticas e atividades formativas, marcou o lançamento de mais iniciativas voltadas à promoção da equidade racial na educação.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante o evento, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, anunciou uma Chamada Pública para aquisição de livros sobre diversidade. Em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), foi divulgado um edital de Especialização em Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas, voltado a educadores e pesquisadores interessados no tema.

“Estamos reafirmando nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, por meio da educação. Este seminário é mais um passo importante na formação de um ambiente escolar que respeite e valorize as diferenças”, declarou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Entre as ações apresentadas está também o programa “Educar mais cedo para Respeitar”, que busca inserir a educação antirracista, indígena e quilombola desde a primeira infância até a alfabetização. A iniciativa foi lançada pela primeira-dama do estado e Coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.

“Queremos aproveitar essa janela de oportunidades, que é a primeira infância, para iniciar a educação antirracista desde a alfabetização dessas crianças. Acreditamos que quanto mais cedo for colocada essa educação nas escolas, melhores cidadãos serão formados, livres de discriminação, mais inclusivos e que lutem por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Isabel Fonteles.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Outro destaque foi a entrega do Selo Antirracista às escolas das Gerências Regionais de Educação (GRE) que mais se destacaram na promoção de práticas de equidade racial. A honraria busca reconhecer e incentivar iniciativas educacionais comprometidas com a inclusão e a diversidade.

Uma das escolas premiadas foi o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique Sousa, pelo projeto Literarte 2024, que valoriza a literatura afro-brasileira. A iniciativa tem como objetivo estimular a leitura e fomentar práticas antirracistas no ambiente escolar, apresentando aos alunos obras de escritores e escritoras negras no currículo escolar tradicional.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ao longo do ano, os alunos do Ceti participaram de atividades como rodas de conversa, podcasts e apresentações sobre as obras escolhidas, promovendo debates enriquecedores. O projeto também desafiou percepções iniciais dos estudantes sobre o tema. “No início, houve certa resistência, mas logo eles começaram a demonstrar curiosidade e interesse pelas histórias e pela cultura apresentada. Ao final, os alunos estavam engajados, discutindo ideias e reconhecendo a importância da diversidade literária e cultura afro-brasileira”, explicou a coordenadora do Ceti João Henrique, Lucijane Oliveira.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Valter Roberto Silvério, palestrante do evento, vice-presidente do International Scientific Committee for Volume IX, X and XI of the General History of Africa – GHA (Unesco) e professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), elogiou o esforço da Seduc para consolidar políticas públicas voltadas à inclusão racial e educação antirracista.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Quero parabenizar a Secretaria de Educação do Piauí por estar proporcionando essa possibilidade de discutirmos a construção de um pacto educacional antirracista. Todo processo de mudança que o país precisa passar começa na sala de aula, na educação infantil, com os nossos jovens. Então, os nossos profissionais de educação básica são os principais agentes desse processo de mudança e têm papel transformador na construção de um futuro mais igualitário”, celebrou

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Confira as escolas premiadas com o Selo Antirracista:

01ª GRE – CETI Senador Chagas Rodrigues – Parnaíba

02ª GRE – U.E Sigefredo Pacheco – Nossa Senhora dos Remédios

03ª GRE - CETI Inês de Maria Sousa Rocha – Piracuruca

04ª GRE - CETI Desembargador Heli Sobral – Teresina

05ª GRE – CETI Cônego Cardoso – Castelo do Piauí

06ª GRE - CETI Engenheiro Agrônomo Valdemar Carvalho – Regeneração

07ª GRE – CETI Mariano Rabelo De Sepulvida – Lagoa do Sítio

08ª GRE - CETI São Sebastião – Tanque do Piauí

09ª GRE - CETI Polivalente Desembargador Vidal De Freitas – Picos

10ª GRE – CETI José Salustiano Da Silva- Pavussu

11ª GRE - CETI Florisa Silva- Bertolínia

12ª GRE – CETI Alfredo Carlos Alencar - Capitão Gervásio Oliveira

13ª GRE – CETI Moderna – São Raimundo Nonato     

14ª GRE – CETI Petrônio Martins Falcão - Alvorada Do Gurguéia

15ª GRE – CETI Cristan Barreira Parente- Barreiras Do Piauí

16ª GRE – CETI Luiz Ubiraci De Carvalho- Vila Nova Do Piauí

17ª GRE – CETI Severo Rocha - Jacobina Do Piauí

18ª GRE – CETI Pedro Mendes Pessoa – Beneditinos

19ª GRE – CETI João Henrique De Almeida Sousa – Teresina

20ª GRE - CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde – Teresina

21ª GRE – CETI Maria Modestina Bezerra – Teresina.