Agropecuária Agropecuária
Laboratório do IMA é credenciado para análises de doenças aviárias
Credenciamento amplia a vigilância ativa e fortalece a proteção da avicultura mineira contra Influenza Aviária e Doença de Newcastle
10/12/2024 16h49
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Minas Gerais

O Laboratório de Saúde Animal (LSA) do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foi credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para realizar análises de Influenza Aviária e Doença de Newcastle, ampliando sua atuação para garantir a saúde animal do estado. Em um contexto de crescente preocupação com doenças avícolas no Brasil, essa extensão de escopo posiciona Minas Gerais como referência nacional na vigilância ativa de doenças avícolas, fortalecendo a defesa sanitária do estado e trazendo benefícios diretos à segurança agropecuária local.

O laboratório, agora habilitado para diagnósticos oficiais dessas enfermidades, reforça a atuação do estado na defesa da sua produção agropecuária e se torna um ponto estratégico de apoio ao Mapa em eventuais surtos nacionais. O LSA realizará exclusivamente análises de vigilância ativa para essas doenças, com amostras coletadas diretamente em granjas pelos fiscais do IMA. Essa abordagem permite identificar a circulação viral antes mesmo de surgirem sintomas ou denúncias.

Os casos de vigilância passiva, que envolvem suspeitas ou notificações de surtos, permanecerão sob responsabilidade do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas, coordenado pelo Mapa. Essa estrutura reforça a capacidade de resposta do estado às demandas sanitárias, reduzindo os riscos de disseminação de doenças. Já são realizados, no LSA, diagnóstico de anemia infecciosa equina (AIE), raiva, brucelose, peste suína clássica (PSC) e outras enfermidades que afetam rebanhos de importância econômica. Com a extensão de escopo, o laboratório reforça sua capacidade de atender demandas estratégicas tanto no monitoramento rotineiro quanto em situações emergenciais.

Em 2024, o laboratório realizou mais de 9 mil análises, enquanto a rede laboratorial do IMA, que conta com o LSA, em Belo Horizonte, e o Laboratório de Química Agropecuária (LQA), na CeasaMinas de Contagem, contabilizou mais de 14 mil exames.

Processo para adquirir a extensão de escopo


O credenciamento pelo Mapa é fruto de um processo iniciado em 2018, em resposta a uma demanda da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) para ampliar os diagnósticos laboratoriais de doenças que impactam o setor avícola. Por meio de um acordo entre o IMA e a Avimig, foi possível adquirir equipamentos para análises de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real. Após a reforma e a estruturação do laboratório, foi solicitado, em 2023, ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a extensão do escopo para acreditação, aprovada em março de 2024.

Com a acreditação do Inmetro, o IMA avançou para a etapa final, submetendo o LSA à auditoria do Mapa, realizada em setembro de 2024. O processo foi concluído em novembro, com a publicação da portaria que oficializa o credenciamento do laboratório pelo ministério. Este credenciamento reforça a excelência técnica do LSA, ampliando a segurança e a qualidade dos diagnósticos realizados para a avicultura mineira. A iniciativa atende às demandas do setor produtivo e fortalece a sanidade animal em Minas Gerais, consolidando o estado como referência na área.