Segurança Segurança Pública
Comando e gestão de unidades: Corpo de Bombeiros forma 20 novos aspirantes a oficial
Com a formatura, os aspirantes a oficial serão distribuídos pelo Estado para assumir posições de comando em unidades operações do Corpo de Bombeir...
10/12/2024 11h26
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) celebrou a formatura de 20 novos aspirantes a oficial. A cerimônia, realizada na Academia Policial Militar do Guatupê, marcou a conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que teve duração de três anos.

Com a formatura, na sexta-feira (06), os aspirantes a oficial serão distribuídos por várias cidades do Estado para assumir posições de comando e gestão de unidades operacionais e operações do Corpo de Bombeiros, reforçando o atendimento à população com equipes qualificadas e bem preparadas.

Durante um ano, os 20 novos bombeiros exercerão as mesmas responsabilidades dos oficiais em um período que funciona como estágio profissional. Após este tempo, os aspirantes são promovidos a tenentes e se tornam, de fato, oficiais. “Os cadetes representam o futuro do Corpo de Bombeiros Militar. São a renovação e a modernização da corporação”, afirmou o subcomandante da Escola Superior de Bombeiro Militar, major André Lopes.

FORMAÇÃO- Para se tornarem oficiais do Corpo de Bombeiros, os interessados passam por um processo rigoroso de seleção e de formação. O Curso de Formação de Oficiais tem 3.645 horas-aula que combinam teoria e prática. A formação inclui instruções operacionais em todas as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, além de disciplinas como Direito, Química, Psicologia e Comunicação Social.

Durante a capacitação, os cadetes ficam submetidos a uma rotina de internado, com estágios que preparam os bombeiros para assumir postos de liderança e enfrentar os desafios da carreira. Ao todo, são três anos de preparação.

FORMATURA– A solenidade contou com momentos tradicionais como a marcha coordenada com banda, canções entoadas pelos formandos, entrega do espadim Tiradentes, recebimento da espada de oficial e a troca de farda.

Durante o evento, os três alunos com melhor desempenho no curso foram premiados. O cadete Thomas Senhorinho Dias conquistou o primeiro lugar, seguido pela cadete Luana Pessanha, em segundo, e o cadete Caio Gimenes Baracho em terceiro lugar.