O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebrou os 30 anos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na sexta-feira (6), com a solenidade "Reconhecendo a Atenção Primária à Saúde do Maranhão", no Hotel Blue Tree, em São Luís. O evento reuniu secretários municipais e coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) dos 217 municípios para reconhecer o trabalho realizado na área, consolidando a ESF como um marco na política pública de saúde do estado.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou os avanços da gestão no fortalecimento da APS durante o governo Carlos Brandão. Ele enfatizou a importância da integração entre Estado, União e municípios na superação de desafios como dificuldades territoriais e financeiras. “Entregamos quase 1 milhão de equipamentos para equipes de saúde da família, evidenciando nosso compromisso com a democratização do acesso aos serviços de saúde e a melhoria dos indicadores no Maranhão”, disse.
O evento também contou com a presença do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, que destacou o impacto transformador da ESF ao longo de três décadas. "A Estratégia Saúde da Família começou como um piloto e hoje é fundamental para enfrentar desigualdades, promovendo mais qualidade de vida e cuidado para a população", pontuou.
O secretário ainda acrescentou. "O Maranhão tem sido exemplo da atenção primária e em outras políticas, tem conseguido fortalecer a iniciativa dos municípios, por isso que é muito importante para o MS estar presente aqui hoje parabenizando todos que construíram essa história no Maranhão", afirmou.
Homenagens
Durante a solenidade, nove profissionais foram homenageados por suas contribuições à ESF no Maranhão. Entre eles, a ginecologista e oncologista Ana Maria Silva, que liderou a implantação da saúde da mulher no estado e realizou a primeira campanhas de prevenção ao câncer de colo do útero. “Me orgulho de ter ajudado a reduzir em 6% os casos desse câncer no Maranhão. Esse é o meu legado”, declarou a médica.
Além disso, nove municípios receberam reconhecimento pelo destaque na implementação da ESF, como Cururupu. "Pela nossa localização geográfica, nós temos povos ciganos, quilombolas, indígenas e outros grupos. Nossa atenção primária dá ênfase no atendimento desses povos, alinhada ao princípio de equidade do SUS”, afirmou o secretário de saúde do município, Kener Pestana.
As outras vidades homegaeadas foram: Nova dos Martírios, São Francisco do Maranhão, Bacurituba, São Luís, Timon, Alto Alegre do Pindaré, Coelho Neto e Barra do Corda.
Estratégia
Criada em 1994 como Programa Saúde da Família, a ESF integra a APS e busca promover prevenção e cuidado integral. No Maranhão, 2.592 equipes atuam em áreas urbanas, rurais e de difícil acesso, impactando positivamente a saúde da população.
É composta por equipes de Saúde da Família (eSF), Saúde Bucal (eSB), Atenção Primária (eAP), Multiprofissionais (eMulti), Consultório na Rua (eCR), Saúde da Família Ribeirinha (eSFR) e Atenção Primária Prisional (eAPP). Essas equipes se adaptam às necessidades dos territórios, garantindo atendimento de qualidade em áreas urbanas, rurais e de difícil acesso.
Investimentos
Em 2023, por meio do programa Cuidar de Todos, o governo estadual reforçou os investimentos na APS, com a entrega de 859.766 equipamentos e insumos para 2.195 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A iniciativa prioriza públicos como gestantes, crianças e portadores de doenças crônicas, visando reduzir a mortalidade infantil e materna, além de óbitos por acidentes de trânsito, AVC e infarto.
Cuidar de Todos
O Programa Cuidar de Todos é uma iniciativa estratégica que promove um pacto de cooperação técnica entre o Governo e os municípios, com o objetivo de fortalecer a estrutura de atendimento em saúde e impulsionar a melhoria dos indicadores de qualidade. Por meio dessa parceria, são oferecidos recursos e apoio técnico que ampliam a eficiência e a eficácia dos serviços de saúde em todo o estado.
Participaram ainda da solenidade, a secretária adjunta de Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Deborah Campos, o superintende de Atenção Primária em Saúde da SAPAPVS/SES, a vice presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS/MA) e o superintendente estadual do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto.