O Espaço da Cidadania ganha notoriedade na 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf) por oferecer serviços importantes para a comunidade. Quem precisa de exames como mamografia, ultrassonografia, vacinação, testes rápidos, ou de documentos e até atendimento jurídico, basta visitar o evento até este sábado (7) na Lagoa da Jansen, em São Luís.
“Esse espaço é dedicado ao atendimento de serviços voltados pra comunidade. É um espaço de acolhimento e de serviços para as pessoas que estão aqui na Feira e os visitantes. O local foi pensado para atender às pessoas que vieram dos municípios pra colocar em dia sua documentação, registros documentais que estão em atraso”, destacou Anailde Everton, coordenadora do Espaço da Cidadania.
Dinaléia Costa veio da zona rural do município de Olinda Nova e aproveitou para fazer diversos exames. Para ela, é uma oportunidade única de se cuidar, pois se fosse fazer em outro lugar, os custos seriam altos e ela não poderia arcar. “Oportunidade única, eu estou vindo da zona rural de Olinda Nova. Eu saí às 4 da manhã e cheguei aqui e me identifiquei muito, estou muito feliz com as oportunidades que eu não tinha tido e hoje estou tendo”, comemorou a agricultora familiar.
As mulheres foram o maior público do espaço. “Para nós mulheres, é sempre bem-vindo qualquer tipo de oportunidade, no caso a Carreta da Mulher em um evento como este de quatro dias, engloba um todo, é muitíssimo importante, como no meu caso, já faz um tempão que eu não fazia monografia e aí quando eu vi a Carreta fiquei muito feliz”, afirmou a artesã Concita Melo, do município de Santa Rita.
Já a estudante Karen Moraes estava precisando de um novo registro de nascimento e não perdeu tempo, aproveitou os serviços da Defensoria Pública, que fazem parte do Espaço da Cidadania. “Eu achei bem legal, fazia uns meses que eu queria tirar esse documento, eu tinha um antigo e precisava de um novo para retirar a identidade, aqui tem um atendimento ótimo, as pessoas são educadas, foi rápido e de graça”, ressaltou a estudante da Vila Bacanga.
A Femaf é uma promoção do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Unicafes, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, cooperação do GIZ e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). A partir desse ano, a feira passa a integrar o Circuito de Feiras da Agricultura Familiar do Nordeste.