Saúde Saúde
Paraná leva ouro e prata em duas categorias no 2º Prêmio Anvisa
O Paraná conquistou o 1º lugar na categoria “Destaque do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)” com a iniciativa “Residência Técnica com...
06/12/2024 17h50
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVIS), se destacou na noite desta quinta-feira (5), em Brasília, na cerimônia de entrega do 2º Prêmio Anvisa. O Paraná conquistou o 1º lugar na categoria “Destaque do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)” com a iniciativa “Residência Técnica como Ferramenta de Inovação na Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos” e o 2º lugar com o projeto “Estratégias para aperfeiçoar o monitoramento da qualidade do leite fornecido pelo Programa Leite das Crianças (PLC)”.

As propostas paranaenses foram reconhecidas por sua relevância, impacto e inovação na subcategoria “Conjunto Mínimo de Dados de Vigilância Sanitária (CMD-Visa)”.

Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, destacou a importância dessas premiações. “Essas conquistas são resultado de um trabalho colaborativo e dedicado, que demonstra o empenho do Governo do Estado em oferecer soluções inovadoras e eficientes para proteger a saúde da população. O reconhecimento de nossas ações no cenário nacional reforça nosso compromisso com a excelência na vigilância sanitária e na promoção da saúde”, afirma.

“Essa conquista reflete o trabalho conjunto e o compromisso da equipe em promover a inovação e garantir a segurança alimentar da população paranaense. Estamos orgulhosos de ter nossos esforços reconhecidos em nível nacional, o que demonstra que estamos no caminho certo para melhorar cada vez mais a saúde e a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, diz Luciane Otaviano, coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa.

A primeira iniciativa tem como foco inovação, transformação digital e aprimoramento da gestão pública. As Residências Multiprofissional em Área Profissional da Saúde são uma ação voltada para educação em serviço, orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir das necessidades e realidades locais e regionais e contribuem significativamente para a inovação e desenvolvimento das ações de saúde

Já a segunda, voltada ao monitoramento da qualidade do leite do programa estadual desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, apresenta as estratégias utilizadas pela Sesa para otimizar a eficácia dos processos envolvidos.

O evento, que nesta edição celebra os 25 anos da Anvisa, tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos que impulsionam a inovação, melhoram o ambiente de trabalho e fortalecem a promoção e a proteção da saúde da população, destacando ações realizadas por instituições do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

POLÍTICA PÚBLICA –Os programas de Residência Técnica (Restec) do Governo do Paraná são uma política pública de Estado, com amparo na Lei nº 20.086/2019. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as universidades estaduais. Atualmente, são quatro programas em andamento, somando mais de 300 residentes nas áreas de inovação, cultura, turismo e economia rural. Outros dois estão em processo de seleção: gestão pública, com previsão de início das atividades para fevereiro de 2025; e segurança pública, previsto para começar em março do próximo.