Estudantes de três Escolas Estaduais Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) participaram da V Leite do Vale Expo Negócios 2024, realizada de 29 de novembro a 1º de dezembro, na cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó. Representando as ECIT Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, de Itaporanga, ECIT João Leite Neto, de Nova Olinda e ECIT Antônio Avelino de Almeida, de Olho D’Água, os estudantes divulgaram os cursos técnicos e apresentaram projetos desenvolvidos ao longo do ano.
As escolas contaram com a parceria da 7ª Gerência Regional de Educação e com o apoio logístico do Sebrae. A iniciativa destacou a conexão entre educação, tecnologia, empreendedorismo e o desenvolvimento econômico da região.
Para Maria do Carmo, gerente da 7ª GRE, a participação dos estudantes foi importante para colaborar com o desenvolvimento econômico e sustentável da nossa região. “Esta é uma oportunidade muito boa para que os nossos estudantes exponham para a comunidade tudo que eles estão fazendo nas escolas”, ressaltou a gerente.
Os estudantes do Curso Técnico em Agroindústria da disciplina de Tecnologia de Leite e Derivados da ECIT Antônio Avelino de Almeida, orientados pelo professor Francisco Sales, apresentaram kits de análise de controle de qualidade do leite e realizaram avaliações práticas com amostras fornecidas pela comunidade. Além disso, derivados do leite foram ofertados aos visitantes, unindo a divulgação do curso à valorização dos produtos locais.
Já a turma do Curso Técnico em Administração destacou-se pela aplicação de seus conhecimentos em gestão. Durante a feira, os estudantes das 1ª séries analisaram empresas participantes e criaram planos de negócio personalizados. Além disso, sugeriram melhorias, elaboraram slogans e ofereceram orientações para ampliar a visão estratégica dos empresários.
O stand das ECITs também trouxe ferramentas agrícolas, sementes, plantas tóxicas, robótica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A grade curricular dos cursos técnicos em Design Gráfico e Administração foi divulgada, assim como o Programa Primeira Chance, que incentiva a integração entre educação e mercado de trabalho.
"A integração entre educação e agronegócio fortalece o desenvolvimento sustentável e promove o protagonismo estudantil,” finalizou a gerente regional. Já Isaac Araújo, representante do Sebrae, enfatizou o papel da feira como espaço de inovação e troca de conhecimentos para a região.