O conhecimento adquirido no Curso de Gastronomia e Empreendedorismo, realizado na Usina da Paz Cabanagem, em Belém, permitiu que alunas participem do Festival Itália Mia, que promove a cultura e a culinária italiana na capital paraense. A programação iniciou neste sábado (30), na Estação das Docas, e prossegue até a segunda-feira (2), com entrada gratuita.
As 12 cozinheiras representantes da UsiPaz na programação foram selecionadas a partir do curso "Mana Pasta, Donna Massa", oferecido em outubro na Usina da Cabanagem, pelo Instituto Dea Maiorana, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).
Visibilidade- Durante o evento, as participantes têm a oportunidade de expor os conhecimentos obtidos no curso para preparação de massas e outros pratos típicos da mundialmente apreciada cozinha italiana.
“O Instituto Dea Maiorana tem como objetivo empoderar as mulheres paraenses. A gente entende que o empreendedorismo é um viés importante para esse empoderamento, então vimos uma oportunidade para garantir a geração de renda para essas mulheres. Não só neste evento, mas que depois elas possam continuar crescendo e se insiram no mercado de trabalho”, disse Rosângela Maiorana.
Para a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, a Usina da Paz é um instrumento fundamental para a transformação social. "As Usinas estão de portas abertas para todas as mulheres que buscam acolhimento, conhecimento e capacitação, para que possamos ter, cada vez mais, mulheres alcançando a independência financeira e mudando para melhor as suas vidas e de suas famílias", disse a titular da Seac.
A 3ª edição do Festival Itália Mia promove uma ampla experiência com a cultura italiana, incluindo música, dança e gastronomia. Este ano, a programação homenageia a vida e obra de Antonio Landi, o arquiteto italiano que deixou sua marca em Belém com obras grandiosas, como a Catedral.