O conhecimento adquirido no Curso de Gastronomia e Empreendedorismo, realizado na Usina da Paz Cabanagem, em Belém, permitiu que alunas participem do Festival Itália Mia, que promove a cultura e a culinária italiana na capital paraense. A programação iniciou neste sábado (30), na Estação das Docas, e prossegue até a segunda-feira (2), com entrada gratuita. As alunas recebendo as orientações do chef Ricardo Nobre
As 12 cozinheiras representantes da UsiPaz na programação foram selecionadas a partir do curso "Mana Pasta, Donna Massa", oferecido em outubro na Usina da Cabanagem, pelo Instituto Dea Maiorana, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).
Visibilidade- Durante o evento, as participantes têm a oportunidade de expor os conhecimentos obtidos no curso para preparação de massas e outros pratos típicos da mundialmente apreciada cozinha italiana.
Andreza Pinto: presença no Festival é resultado da capacitação oferecida pela UsiPazPara a empreendedora e cozinheira Andreza Pinto, o Festival é uma grande oportunidade para expor seus trabalhos e as técnicas aprendidas no processo de formação no complexo de cidadania do Governo do Pará. “É muito importante estar em um evento como este. Estou muito feliz de estar participando. Estar aqui é resultado do curso que fizemos na Usina, e que adicionou muito conhecimento pra gente, na nossa vida e para nossos empreendimentos. Este é um evento que nos traz uma enorme visibilidade”, ressaaltou Andreza.
Ricardo Nobre: trabalhar pelo aumento das oportunidadesO chef de cozinha Ricardo Nobre, representante da Associazione Estera Brasileira, da Federação Italiana de Chefes (FIC Brasile), acompanhou as cozinheiras formadas na UsiPaz nos preparativos para o Festival. “Nós reforçamos o trabalho já iniciado na Usina. Desenvolvemos os pratos, conversamos com as meninas e auxiliamos nos preparos das massas, dando ideias e orientações. O Pará tem muitos bons cozinheiros. Pessoas que têm condições de trabalhar em qualquer cozinha. Por isso, precisamos trabalhar para aumentar esse mercado e dar oportunidades. É para isso que este Festival serve, também”, afirmou Ricardo Nobre.
Rosângela Maiorana (c), presidente do Instituto Dea Maiorana, com um grupo de alunas da UsiPazEmpoderamento- A presidente do Instituto Dea Maiorana, Rosângela Maiorana, reiterou a importância do evento para fortalecer o empoderamento feminino e garantir oportunidades de crescimento profissional para as participantes.
“O Instituto Dea Maiorana tem como objetivo empoderar as mulheres paraenses. A gente entende que o empreendedorismo é um viés importante para esse empoderamento, então vimos uma oportunidade para garantir a geração de renda para essas mulheres. Não só neste evento, mas que depois elas possam continuar crescendo e se insiram no mercado de trabalho”, disse Rosângela Maiorana.
Para a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, a Usina da Paz é um instrumento fundamental para a transformação social. "As Usinas estão de portas abertas para todas as mulheres que buscam acolhimento, conhecimento e capacitação, para que possamos ter, cada vez mais, mulheres alcançando a independência financeira e mudando para melhor as suas vidas e de suas famílias", disse a titular da Seac. Festival Itália Mia leva a alegria e as delícias da cultura italiana à Estação das Docas
A 3ª edição do Festival Itália Mia promove uma ampla experiência com a cultura italiana, incluindo música, dança e gastronomia. Este ano, a programação homenageia a vida e obra de Antonio Landi, o arquiteto italiano que deixou sua marca em Belém com obras grandiosas, como a Catedral.
Mín. 21° Máx. 29°