O Pará garantiu o acesso à primeira divisão, na modalidade handebol , dos Jogos da Juventude CAIXA, subindo ao pódio na manhã da última quinta-feira (28). A equipe masculina conquistou o acesso ao ser a vice-campeão da segunda divisão. A equipe feminina conquistou o bronze na divisão especial. Com o acesso, o Pará vai participar com as duas equipes de handebol na elite da competição, em 2025. Os atletas contam com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Atletas do Pará nos Jogos da Juventude: conquista do acesso à primeira divisão
O evento contou com 18 modalidades esportivas, envolvendo mais de 4 mil atletas dos 26 estados e do Distrito Federal. Os Jogos da Juventude foram realizados em João Pessoa, capital da Paraíba, com organização sob a responsabilidade do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
A delegação paraense foi formada por mais de 150 atletas, de 15 modalidades, e contou com o apoio da Seel nos uniformes e transporte terrestre. Cinco ônibus foram colocados à disposição de atletas, técnicos, chefe de delegação, dirigentes e fisioterapeuta.
Atletas se destacam na competição realizada na capital paraibanaEvolução- A participação dos paraenses na principal competição do Brasil, na faixa etária de 15 a 17 anos, ganhou destaque. Com atletas da capital e do interior, o número de medalhas cresceu, em comparação ao ano anterior, quando conquistou três medalhas e terminou em 24º lugar.
Este ano, o Pará chegou ao 12º lugar na classificação geral, com 10 medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e quatro de bronze. O número de medalhas somadas para a classificação geral é contabilizado com as modalidades que estão na divisão especial - ciclismo, handebol e wrestling.
Medalhas no peito mostram a evolução do esporte paraenseO Pará também conquistou três medalhas na segunda e terceira divisões: ouro, prata e bronze, nas modalidades basquetebol e handebol.
Com o apoio do Estado, por meio da Seel, o esporte paraense deu um salto importante no cenário nacional. "Com imenso orgulho, comunico mais um salto importante do nosso Estado do Pará no cenário esportivo brasileiro. Nos Jogos da Juventude - evento esportivo organizado anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) -, que reúne os melhores atletas jovens do País em uma competição de alto nível técnico, o Pará deu um salto de três medalhas em 2023 para 10 medalhas em 2024. Destas, quatro são de ouro", ressaltou o titular da Seel, Cássio Andrade.
O Pará foi o segundo Estado que mais cresceu na competição, ficando atrás apenas do Mato Grosso, em termos de evolução, cujos atletas subiram 15 posições.
Quadro de medalhas na 1ª divisão:
Ciclismo (Masc/Fem) — 4 medalhas de ouro e 1 medalha de bronze
Handebol (Fem) — 1 medalha de bronze
Wrestling (Masc/Fem) — 2 medalhas de prata e 2 bronze
Quadro de medalhas na 2ª divisão:
Handebol (Masc) — 1 medalha de ouro e o acesso à elite dos Jogos da Juventude
Basquetebol (Fem) — 1 medalha de bronze
Quadro de medalhas na 3ª divisão:
Basquetebol (Masc) — 1 medalha de ouro e o acesso à segunda divisão dos Jogos da Juventude.
Texto: Jessé Lima - Ascom/Seel
Mín. 21° Máx. 29°