Geral Maranhão
Governo acompanha entrega da ampliação do aeroporto de São Luís e anuncia ações para fortalecer o turismo
Na ocasião, o governador aproveitou para anunciar ações da gestão estadual que vão contribuir ainda mais para o desenvolvimento turístico do Maranh...
30/11/2024 00h41
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

O governador Carlos Brandão acompanhou, na tarde desta sexta-feira (29), a entrega da ampliação do Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís. O projeto da empresa CCR Aeroportos garante melhor estrutura para receber os passageiros, beneficiando os usuários do transporte aeroportuário e impactando o turismo na região.

Na ocasião, o governador aproveitou para anunciar ações da gestão estadual que vão contribuir ainda mais para o desenvolvimento turístico do Maranhão. “Nosso estado, nesses dois anos de governo, cresceu em 40% o fluxo de turismo e com isso tinha que ter essa ampliação. Essa é uma parceria do Governo do Estado, com o Governo Federal e a CCR, a empresa concessionária do aeroporto. Então, este é um importante incremento, em que foi feito essa reforma na área de embarque e desembarque, nos fingers [pontes de embarque dos passageiros nas aeronaves], para oferecer muito mais conforto e com isso atrair mais turista para o estado”, pontuou Brandão.

O governador também anunciou as ações que o Governo do Maranhão está fazendo para contribuir com o trabalho do Governo Federal e da CCR Aeroportos para melhoria do transporte aeroportuário no estado. Brandão destacou o uso de recursos próprios para implantação de aeroportos regionais, além de articulação para uma ponte aérea ligando o Maranhão à Europa, além de um voo direto de São Paulo para Barreirinhas.

“Temos um projeto do Governo do Maranhão, com recursos próprios, para lançarmos 22 aeroportos regionais. Nossa intenção é lançar 10 agora em dezembro e em janeiro, e assim que concluírem os projetos, mais 12 aeroportos. Com isso, vamos ampliar a malha aérea para o interior do estado. Também estamos engajados para viabilizar uma ponte aérea de São Luís para a Europa, que ainda não temos; já conseguimos uma de São Luís para Miami, com escala em Belém/PA. E estamos trabalhando para ter um avião da empresa Gol fazendo São Paulo/Barreirinhas e Barreirinhas/São Paulo”, frisou Brandão.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acompanhou a entrega da ampliação do Aeroporto Marechal Cunha Machado e destacou a importância do investimento de R$ 117 milhões realizado pela CCR Aeroportos para receber a demanda de passageiros que está sendo fomentada no estado.

“É uma satisfação poder falar em nome do presidente Lula e participar dessa entrega do Aeroporto de São Luís, que é fundamental para o desenvolvimento do turismo do estado e do nordeste brasileiro. Quero agradecer a parceria com a CCR, que é a concessionária que administra o aeroporto, e tem ajudado muito o Brasil. Com essa reforma, ampliamos a capacidade do terminal de passageiros para mais de 1,5 mil metros quadrados, três fingers reestruturados e o embarque pronto para receber bem o passageiro. Isso vai cada vez mais estimular o crescimento do setor”, declarou.

Na ocasião, o ministro também ressaltou que o Governo Federal está apoiando o Governo do Maranhão para que sejam viabilizados voos internacionais para o aeroporto, e anunciou as projeções de crescimento para o Aeroporto Marechal Cunha Machado.

“Esse ano nós devemos crescer 3%, saindo de um 1,5 milhão de passageiros para mais de 1,7 milhão. Nos próximos 24 meses nós esperamos chegar a 2 milhões de passageiros, e cada vez mais trazer turistas de todo o Brasil porque a cada quatro turistas que visitam o Maranhão, um emprego é gerado para a população do estado. É uma orientação do presidente Lula fortalecer a aviação e, também, fortalecer o setor portuário aqui. O Porto do Itaqui é muito importante para o desenvolvimento do país”, comentou Silvio Costa Filho.

Sobre a ampliação do aeroporto

O Aeroporto Marechal Cunha Machado recebeu um investimento de R$ 117 milhões para obras do terminal de passageiros, que contemplou a ampliação da sala de embarque, melhoria do balcão de check-in e reforma das pontes de embarque. Também foi adequada a sinalização do pátio de pouso e aterrisagem das aeronaves diante da nova configuração da sala de embarque.

A obra incluiu ainda a adequação das áreas de escape, deixando a pista mais segura e visando o aumento da demanda do aeroporto. Além disso, foram removidos obstáculos na chamada faixa preparada para um reposicionamento das balizas e deslocamento das valas de drenagem, tornando as áreas laterais mais livres.

A obra gerou 450 novos empregos e foi executada em 426 dias sem nenhum acidente.

O presidente da CCR, Fábio Russo Corrêa, afirmou que a empresa tem se empenhado em garantir a segurança e conforto dos usuários do aeroporto para contribuir com o desenvolvimento do estado.

“Temos aqui a entrega de um aeroporto renovado, ampliado, o aeroporto que a cidade precisa e que o estado merecia. Isso é fruto da parceria, desse acreditar que o setor público e o setor privado conseguem construir soluções de longo prazo. É motivo de grande orgulho estarmos aqui no estado, com o Governo Federal, para essa entrega. Trabalhamos para que cada vez mais pessoas venham conhecer essa joia que é o estado do Maranhão, uma joia do ponto de vista econômico e turístico”, afirmou.

Um dos destaques da ampliação do aeroporto na capital maranhense foi a segurança proporcionada a partir dos investimentos, destacado pelo diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira.

“A ANAC faz as inspeções nas obras e duas servidoras, uma daqui de São Luís e outra de Teresina, ficaram emocionadas com o resultado do trabalho. O aeroporto, hoje, segue todas as normas e padrões internacionais, então as aeronaves voam com muita segurança e isso deixa a gente muito feliz. É um dia para comemorar. Parabéns para todo mundo da CCR, da construtora e a todos os maranhenses”, disse.

O secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, lembrou que a política de concessão dos aeroportos realizada pelo Governo Federal possibilitou avanços para a infraestrutura aeroportuária do país. Ele citou como exemplo as entregas realizadas pela CCR com oito aeroportos melhor preparados com toda a estrutura para receber os passageiros e mais sete que ainda serão entregues.

“O que queremos com todo esse esforço é que o passageiro que chega a São Luís seja bem servido pelo sistema aeroportuário para que possa voltar mais vezes ao Maranhão e possa conhecer as belezas do estado, como Alcântara, Balsas, a região dos Lençóis Maranhenses, Carolina. Existe muita coisa bacana no Maranhão que precisa ser conhecida e desvendada por brasileiros que ainda não conhecem essa região”, declarou.

Durante a solenidade de entrega da ampliação do aeroporto, o operário João Batista foi convidado para falar em nome dos 450 trabalhadores envolvidos com a obra.

“Estou feliz porque dentro desse tempo que estamos aqui, Deus tem nos dado a graça de ver esta obra andar e hoje ser entregue. Como já foi falado, aqui não aconteceu nenhum acidente. Isso é a graça de Deus que tem nos sustentado e tem nos dado forças para chegarmos até aqui. Parabéns a todos que fizeram parte da mão de obra e se esforçaram para cumprir com esse projeto”, comentou.

A contratação de mão de obra maranhense foi um pedido da gestão estadual para a concessionária do aeroporto durante a fase inicial do projeto.