Geral Maranhão
Polícia Civil do Maranhão concede Medalha Pontes de Miranda a personalidades e Medalha do Mérito a policiais
O governador Carlos Brandão foi um dos homenageados. Delegados, investigadores e escrivães também foram reconhecidos com a Medalha do Mérito do Ser...
28/11/2024 22h12
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

A Medalha Pontes de Miranda, maior honraria da Polícia Civil do Maranhão, foi entregue na quarta-feira (27) a personalidades que se destacaram por suas contribuições significativas à segurança pública do estado. O governador Carlos Brandão foi um dos homenageados. Delegados, investigadores e escrivães também foram reconhecidos com a Medalha do Mérito do Serviço Policial.

A cerimônia ocorreu no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, e foi marcada por reconhecimento aos profissionais que, com dedicação e esforço, ajudam a fortalecer a instituição e a proteger a sociedade maranhense.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão fez um breve balanço dos investimentos que o Governo do Maranhão tem feito no sistema de segurança pública. Entre eles está a implantação do Centro de Centro de Ensino e Pesquisa de Inteligência do Estado do Maranhão, esta semana. Ele também destacou que a Polícia Civil do Maranhão foi a que mais elucidou casos nas suas investigações no Brasil. 

“A gente tem avançado muito na segurança pública do Maranhão com investimentos como a aquisição de novas viaturas, munições, armamento e equipamentos, reformas de delegacias, melhoria salarial. Também temos feito promoções e convocações de novos policiais. Já chamamos 1.500 e vamos finalizar a convocação de todo o cadastro de reserva. Tudo isto fez com que saíssemos da 14ª para a 7ª melhor segurança pública do Brasil”, assinalou o governador Carlos Brandão.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, destacou que a cerimônia também foi uma oportunidade para celebrar os investimentos que o Governo do Estado tem realizado na segurança. “Esta é uma ocasião de celebração e reconhecimento, marcada pela alegria e confraternização, em que também destacamos os avanços promovidos em todas as áreas da segurança pública”, afirmou.

Na atual gestão estadual já foram entregues mais de 540 viaturas, reformadas cerca de 80 delegacias, que também foram ampliadas e modernizadas. Também foi feita a modernização da Academia de Polícia, ofertados diversos cursos de capacitação contínua e retribuição financeira aos agentes.

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto, ressaltou a importância das medalhas como um reconhecimento justo. “Hoje é um dia de festa para a Polícia Civil, em que entregamos duas importantes honrarias: a Medalha do Mérito Policial, destinada a policiais que prestam reconhecidamente bons serviços; e a Medalha Pontes de Miranda, nossa maior honraria, dedicada a personalidades da sociedade que contribuem para o fortalecimento e engrandecimento da nossa instituição. Portanto, é um momento de celebração e orgulho para todos nós”, disse.

Medalha Pontes de Miranda

A Medalha Pontes de Miranda, que leva o nome de um dos maiores juristas brasileiros, é uma homenagem a quem vai além do cumprimento do dever, impactando positivamente a segurança pública e a vida dos cidadãos. Entre 26 os homenageados estavam figuras importantes da sociedade maranhense que, ao longo dos anos, vêm contribuindo para o fortalecimento da Polícia Civil e para a manutenção da segurança no estado.

Entre as diversas autoridades homenageadas está a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Iracema Vale. “Eu me sinto lisonjeada e orgulhosa de receber essa medalha. Temos aberto a Assembleia Legislativa para receber todos os policiais, sindicatos e representantes de delegados, conversado com o secretário e a Secretaria de Segurança, mediando demandas destes profissionais e contribuindo com o excelente trabalho que o governador Carlos Brandão tem feito na segurança pública do Maranhão”, declarou.

Kazumi Tanaka, delegada e coordenadora das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, também está entre as homenageadas. “É uma grande honra participar desse evento da Polícia Civil, especialmente na condição de homenageada, uma vez que nós sabemos que tivemos essa entrega para o enfrentamento à violência contra a mulher. O reconhecimento que está sendo realizado através dos nossos colegas é altamente gratificante e nos estimula para que, cada vez mais, a gente faça o nosso melhor”, disse.

Outro agraciado com a Medalha Pontes de Miranda foi o procurador-geral de Justiça do Maranhão, Danilo de Castro, que expressou felicidade com a homenagem. “Sempre dediquei muito da minha vida à questão da segurança pública. Sabemos que sem a Secretaria de Segurança Pública e sem a polícia judiciária, Ministério Público e Poder Judiciário realmente cairiam no vazio. Portanto, fico muito orgulhoso, muito grato. Isso vai impulsionar mais ainda a minha vontade de contribuir para a polícia civil do Maranhão”, avaliou.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade, também recebeu a honraria e disse que a homenagem reforçará o trabalho que tem realizado em conjunto com a segurança pública. “Para a gente do sistema prisional é uma honra enorme ser prestigiado assim pelo sistema de segurança pública, pela Polícia Civil. Espero contribuir cada vez mais, honrando essa medalha que estou recebendo”, comentou.

Homenagem aos policiais civis

A cerimônia também destacou a atuação de 93 policiais civis que receberam a Medalha do Mérito Policial Civil, reconhecimento a aqueles com 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à instituição. Esses profissionais foram celebrados por suas trajetórias exemplares e pela dedicação ao combate à criminalidade e à garantia da ordem pública.

O delegado Joviano Furtado, titular do 8º Distrito Policial da Liberdade, disse que o reconhecimento consagra o trabalho que vem realizando em prol da população maranhense ao longo de mais de três décadas. “É com muita alegria que recebo essa medalha, após 34 anos trabalhando. Só vai nos incentivar mais, incentivar a continuar trabalhando”, comemorou.

Entre os investigadores homenageados estava Nilo Eduardo Cruz, que expressou seu sentimento de honra e agradeceu pela homenagem. “É uma honra muito grande receber essa medalha. Eu faço parte da Polícia Civil já há 26 anos. Só tenho que agradecer a todo o sistema de segurança, à Polícia Civil e todos os meus companheiros ao longo desses anos de serviços prestados”, afirmou.

Do grupo de escrivães de polícia, Sérgio Hermes destacou-se entre os homenageados. “Sinto-me muito prestigiado em receber essa medalha. Agradeço a todas as autoridades, ao delegado-geral e ao secretário de Segurança por essa homenagem”, contou.

A Medalha Pontes de Miranda é um símbolo de excelência e dedicação, enquanto a Medalha do Mérito Policial reafirma o reconhecimento àqueles que se destacam no exercício de suas funções. Ambas as honrarias representam o compromisso com um futuro cada vez mais seguro para todos os maranhenses.