O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), promoverá nos dias 29 e 30 de novembro o 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins, com o temaTerritórios Criativos: Inovação, Cultura e Sustentabilidade no Desenvolvimento Local. O evento será no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e busca destacar o papel transformador da criatividade e da inovação no fortalecimento do desenvolvimento econômico, com foco na geração de renda, inclusão social e preservação sustentável dos recursos culturais e naturais. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meiodeste formulário.
A programação está diversificada e envolve palestras, painéis e apresentações culturais. No período da manhã, temas comoO Futuro e a Economia Criativa: Oportunidades e Desafios, ministrada por Lala Deheinzeli (SP), promoverão o debate e a troca de experiências com os agentes culturais locais. À tarde, assuntos como fortalecimento do desenvolvimento local através da economia também serão abordados, com participação de especialistas e convidados.
No sábado, painéis comoFortalecimento Indentitário das Culturas Popular e TradicionaleEmpreendedorismo Feminino na Economia Criativareunirão profissionais como Ciça Pereira (SP) e Aíla Campos (PA), além de representantes de projetos e iniciativas locais. O período vespertino será marcado por debates sobre o mercado audiovisual e soluções criativas na era digital, com palestras de profissionais como Daniel Jarber (MG) e La Mina (RJ). O encerramento do seminário ficará por conta de uma roda de capoeira, seguido do cortejo do Taboka Grande até a Praça dos Girassóis, onde acontece uma programação artística especial que inicia em 28 de novembro e segue até 1º de dezembro, em um palco montado em frente ao Palácio Araguaia, na Praça dos Girassóis, com shows abertos ao público.
Como se inscrever para o seminário?
Para se inscrever no 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins, os interessados devem preencher um formulário on-line com informações como nome completo, contatos, e-mail, área de atuação e município. Também é possível indicar se representa alguma instituição, selecionar identidade de gênero e informar se pertence a comunidades tradicionais ou se possui alguma deficiência, com espaço para detalhar necessidades específicas. Além disso, o participante deve confirmar a presença e autorizar o uso de imagem e voz para registros do evento. Acesse olink do Formulário de Inscriçãopara garantir sua vaga.
A programação completa do 1° Seminário de Economia Criativa do Tocantins pode ser acessada no site daSecretaria da Cultura.