Fortalecer as estratégias para reduzir a mortalidade materna de crianças até 28 dias de vida é o tema do I Encontro Estadual para Fortalecimento da Estratégia Qualineo: Qualidade e Inovação do Cuidado Neonatal. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu, na terça-feira (19), médicos das maternidades, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, em São Luís (MA).
A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, lembrou que o estado tem trabalhado com os municípios na disseminação de boas práticas de cuidado. “O que pretendemos é uma rede de comunicação efetiva entre as maternidades, compartilhando as experiências exitosas e garantindo o direito à saúde da mãe e do recém-nascido”, pontuou.
A chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Denise Macedo, destacou os avanços proporcionados pela iniciativa. “A Estratégia tem grande impacto na qualidade do cuidado prestado às crianças no estado. Percebemos que cada unidade trouxe experiências exitosas decorrentes da qualificação promovida pelo QualiNeo, e nossa expectativa é ampliar o número de maternidades participantes”, afirmou.
A Qualineo faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). Atualmente, quatro maternidades de alto risco no Maranhão já integram o programa: a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), o Hospital Universitário Unidade Materno Infantil, a Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI) e a Maternidade Benedito Leite.
O encontro marcou a troca de conhecimentos e o fortalecimento das ações voltadas à qualidade e inovação no cuidado neonatal, e reuniu profissionais de saúde, gestores municipais e estaduais, além de representantes de unidades de saúde e maternidades de diversas regiões do Maranhão. O objetivo foi criar um espaço de diálogo para abordar avanços, desafios e soluções no âmbito estadual e nacional.
A presidente da Sociedade de Pediatria do Maranhão, Marineia Vale, enfatizou a importância da parceria com o QualiNeo. “Participamos por meio do treinamento de profissionais em reanimação neonatal, organização das salas de parto e aplicação da metodologia Canguru. Essa união de esforços e o reconhecimento dos gestores fortalecem ainda mais a qualidade da assistência ao recém-nascido”, destacou.
“É um encontro em que nós, profissionais, tanto no campo da gestão quanto no campo da assistência, vimos discutir sobre esse cuidado neonatal com estratégias tanto de gestão, de qualificação desse profissional e também de monitoramento dos indicadores, que são os três eixos em que o Instituto Fernandes Figueira Fiocruz tem trabalhado”, acrescentou a referência técnica territorial para o Maranhão pelo Instituto Fernandes Figueira /Fiocruz, Nilza Pinheiro.
Entre os principais temas abordados, destacaram-se: Regulação de leitos neonatais: Estratégias para melhorar o acesso e a eficiência no atendimento; Painel Monitora: Ferramenta de monitoramento que auxilia no controle de indicadores de saúde neonatal; Programa de Reanimação Neonatal: Capacitação para intervenções de urgência, garantindo suporte qualificado aos recém-nascidos.
Mín. 20° Máx. 26°