Geral Maranhão
Felipe Camarão recebe Comenda Antônio Lopes durante celebrações pelos 99 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão
A comenda reverencia o legado do patrono do instituto, o escritor e jornalista maranhense Antônio Lopes, fundador do IHGM.
21/11/2024 11h21
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

Fundado no dia 20 de novembro de 1925, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) promoveu, na noite de quarta-feira (20), programação especial em celebração aos seus 99 anos de fundação. O evento foi realizado no auditório do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Centro Histórico de São Luís, e foi marcado com a entrega da Comenda Antônio Lopes ao governador do Maranhão em exercício, Felipe Camarão.

A comenda reverencia o legado do patrono do instituto, o escritor e jornalista maranhense Antônio Lopes, fundador do IHGM. Além de Camarão, a comenda também foi outorgada, in memoriam, ao ex-prefeito de São Luís e ex-governador do Maranhão, Jackson Kepler Lago (1934-2011); e à professora Theresa Soares Plueger (1937-2024), ex-secretária de Educação do município de São Luís.   

Representante do Conselho Fiscal do IHGM, Felipe Camarão agradeceu pelo reconhecimento e prometeu honrar a memória dos outros condecorados e a história do instituto.

“Meu muito obrigado aos meus confrades e confreiras do IHGM. Tenho esse compromisso de vida, pela minha história familiar, pelos seis anos que já estou no IHGM, de honrar essas pessoas que receberam essa comenda junto comigo. É meu compromisso com esse instituto honrar o nosso estatuto e a nossa história”, afirmou o governador em exercício.  

Programação

A atividade também incluiu a palestra sobre "O centenário de ‘O Sertão’, da escritora maranhense Carlota Carvalho” e o lançamento do Concurso Histórico Literário do Centenário do IHGM. “Uma instituição conseguir se manter, se preservar e continuar atuante por 99 anos é um grande feito”, comemora Dilercy Aragão Adler, presidente do IHGM.

A programação alusiva aos 99 anos do IHGM segue no dia 21 de novembro, com atividades na Sala de Pós-Graduação em História, também no prédio do Curso de História da Uema. 

As celebrações também marcam o encerramento do Ano Cultural Pe. Luís Figueira. Figueira foi um jesuíta português responsável por uma das primeiras gramáticas em tupi, a “A arte da língua brasílica”, publicada em 1621.

"Anualmente temos no instituto o patrono eleito do ano, e o patrono eleito este ano foi o padre Luís Figueira. Estamos também coroando essa homenagem que foi feita a ele no ano de 2024", concluiu a presidente do IHGM.