No “Novembro Azul”, mês dedicado ao combate do câncer de próstata, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) reforça o apelo para a importância do diagnóstico precoce da doença, durante ações realizadas nas policlínicas Codajás e Dr. Danilo Côrrea, nas zonas sul e norte de Manaus. A programação das unidades abrange a prevenção, também, a doenças como diabetes e hipertensão.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que o objetivo das ações é sensibilizar a população, neste caso em especial aos homens, mostrando que o diagnóstico precoce de doenças pode salvar vidas. “Queremos incentivar, cada vez mais, a população masculina a procurar atendimento preventivo, fazer as consultas de rotina”, reforça.
Nayara Maksoud informa que a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), vinculada à SES-AM, é a unidade referência no tratamento do câncer no Estado e que as policlínicas contribuem para o rastreio das doenças cancerígenas.
Sintomas e prevenção
Segundo o médico urologista Fernando Mendes, que atua no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica e Dr. Danilo Corrêa, a causa exata do câncer de próstata ainda não é completamente compreendida, mas sabe-se que diversos fatores podem aumentar o risco de seu desenvolvimento. “O risco aumenta significativamente com a idade, especialmente após os 50 anos, ter um parente próximo, principalmente pai e irmãos, com câncer de próstata aumenta o risco também. Além disso, alterações genéticas, alimentação, obesidade e tabagismo”, pontuou.
O médico explica que, embora esses fatores possam contribuir para o desenvolvimento do câncer de próstata, há exceções – os casos em que as pessoas contraem a doença sem ter esse histórico ou as que tem, mas são saudáveis. Tais fatores de risco, portanto, diz ele, não indicam diretamente a causa, mas sugerem mecanismos pelos quais a doença pode aparecer.
Alguns sintomas da doença são a dor ao urinar, sensação de que a bexiga não esvaziou completamente, sangue na urina ou no sêmen, dor ou desconforto na pelve, quadris ou costas. “Esses sintomas também podem ser causados por outras condições, como hiperplasia prostática benigna (aumento benigno da próstata), prostatite (inflamação na próstata) e infeções do trato urinário, entre outras doenças. Por isso, é importante procurar avaliação médica”, orienta.
FOTO: Evandro Seixas/ SES-AM
Programação
A Policlínica Codajás, localizada na avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, zona sul, participará da campanha distribuindo laços azuis ao longo de todo o mês, como parte das ações do Novembro Azul e também da campanha “Novembrinho Azul”, focado na saúde de meninos de até 15 anos. No dia 19, a unidade oferecerá atendimentos especializados com proctologistas e urologistas. E no dia 28, a ação será para realização de ultrassonografias de próstata.
O SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa, situado na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte, promoverá, no dia 19, palestra sobre “Saúde do Homem” e consultas em urologia. No dia 21 serão ofertados testes rápidos e, no dia 22, serão feitas ultrassonografias.
A FCecon realizou, no dia 8 de novembro, ação de conscientização para a prevenção da doença, com palestras sobre o tema.
A Policlínica Codajás e o SPA e Policlínica Dr. Danilo Côrrea disponibilizam aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimentos em Urologia, por meio de encaminhamento pelo Sistema de Regulação.