Geral Paraíba
Educação divulga resultado preliminar da seleção de profissionais bolsistas para atuar no Brasil Alfabetizado
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) divulgou nesta terça-feira (12) a lista preliminar dos candidatos aprovados no Processo de S...
12/11/2024 10h45
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) divulgou nesta terça-feira (12) a lista preliminar dos candidatos aprovados no Processo de Seleção Pública Simplificada para profissionais bolsistas do Programa Brasil Alfabetizado, conforme estabelecido pelo Edital nº 019/2024. O resultado completo pode ser encontrado acessando o endereço eletrônicosites.google.com/see.pb.gov.br/geeja. O programa tem como objetivo combater o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos nos 223 municípios do estado.

Ao todo, foram ofertadas mais de 440 vagas para as funções de Professores Alfabetizadores Populares e Tradutores-Intérpretes de Libras, sendo 335 para ampla concorrência de Professores Alfabetizadores, além de 22 vagas para pessoas com deficiência e 89 para pessoas pretas, pardas e indígenas. Já as vagas para Intérpretes estarão disponíveis conforme a necessidade de atendimentos aos alunos com deficiência auditiva.

Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e formação na área de educação, especialmente em pedagogia para alfabetizadores e habilitação em Libras para intérpretes. A seleção foi realizada através de análise curricular e de títulos, onde os candidatos tiveram suas qualificações avaliadas, com pontuação mínima exigida para aprovação. Os interessados têm até o dia 13 de novembro para interpor recursos contra o resultado preliminar.

O Programa Brasil Alfabetizado, regulamentado pelo Decreto nº 10.959 de 2022, é uma iniciativa de âmbito nacional que visa promover a alfabetização de pessoas fora do sistema formal de ensino. O foco é atender jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever, contribuindo assim para a inclusão educacional e a redução das taxas de analfabetismo. A SEE-PB está comprometida em implementar o programa em todas as regiões do estado, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais.

Os bolsistas selecionados receberão uma bolsa de R$ 1.200,00 mensais, com uma carga horária de 15 horas semanais. A duração do programa será de 12 meses, período em que os profissionais atuarão diretamente na alfabetização de alunos, promovendo atividades de ensino voltadas para a aquisição de habilidades básicas de leitura e escrita.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, destacou a importância da iniciativa para o enfrentamento do analfabetismo no estado, mencionando que o programa é um passo importante para proporcionar mais dignidade e cidadania às pessoas atendidas. "Estamos comprometidos em alcançar aqueles que foram deixados para trás pelo sistema educacional e oferecer uma nova chance de aprendizado e desenvolvimento pessoal", afirmou o secretário.

Os candidatos aprovados devem ficar atentos às próximas etapas do processo, que incluem a homologação do resultado final e a convocação para início das atividades. O resultado completo do edital e a lista dos aprovados, bem como mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site sites.google.com/see.pb.gov.br/geeja.