A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) foi destaque no 2° Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária (Sedagro), promovido pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (Sinfa-MA). Com o tema “Ética e Inovação no Serviço Público”, autoridades em avançadas tecnologias apresentaram a prática desses avanços nas atividades dos servidores, público-alvo do encontro.
Na quinta-feira (07), o assessor do Núcleo de Integridade da STC, Hugo Brandão, foi integrante da mesa “Ética e Integridade no Serviço Público”, no qual foram tratados aspectos do tema e sua aplicação no Maranhão bem como os desafios a serem superados no futuro próximo.
“O evento é uma oportunidade valiosa para reforçarmos o compromisso do Governo do Estado e de seus colaboradores com uma gestão pública ética e transparente. Discutir essas práticas e estratégias é essencial para inspirar a confiança da sociedade e asseguras que nossos agentes públicos atuem com integridade em todas as suas ações. Nesse sentido, a STC desempenha um papel de destaque na promoção dessa cultura ética, fortalecendo os valores que guiam o serviço público”, afirmou Brandão.
Já na sexta-feira (08) foi a vez do secretário de Estado de Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel, ministrar a palestra “Assédio no Serviço Público: como identificar, prevenir e combater”. Na ocasião, o secretário apresentou os principais aspectos da Ouvidoria Especial de Prevenção e Combate ao Assédio, bem como explicou os diferentes tipos de assédio, além do passo a passo para a apresentação e denúncias e apuração dos fatos.
“Falar sobre assédio no serviço público é fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, além de garantir que os princípios da ética e dignidade sejam preservados. Nesse sentido, quero parabenizar o sindicato por trazer a discussão sobre o tema para a esfera pública, permitindo que as vítimas se sintam mais encorajadas a denunciar, ao mesmo tempo que aumenta a conscientização de todos os servidores sobre os limites do comportamento profissional", destacou Mochel.
"A STC, por meio da Ouvidoria Geral do Estado tem feito um excelente trabalho de divulgação da Ouvidoria Especial de Prevenção e Combate aos Assédios, que busca promover a educação sobre o tema, prevenir condutas abusivas e a proteger os direitos e a integridade de todos os servidores”, completou o secretário.