A Unidade de Atendimento ao Doador do Hemocentro Regional de Sobral completou, em novembro, dois meses de funcionamento. Nesse período, o equipamento do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu mais de 860 doações voluntárias de sangue e realizou 59 cadastros de medula óssea. Instalado no Centro de Convenções da cidade, o espaço fica localizado na Av. Dr. José Arimathéa e Silva, 300–Junco, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Inaugurada em setembro deste ano, a Unidade de Atendimento foi criada visando proporcionar um espaço com mais acolhimento, visibilidade, acessibilidade, conforto e espaço de estacionamento aos voluntários. A localização do equipamento de coleta também é estratégica, devido à proximidade com diversos equipamentos públicos e privados que oferecem serviços essenciais, como supermercados, faculdades, bancos e hospitais, além de contar com várias opções próximas de transporte público, como ônibus e metrô/VLT.
A mudança de local de atendimento ao doador, que saiu do espaço físico do Hemocentro de Sobral e veio para o Centro de Convenções da cidade, vem agradando à população da Região Norte, é o que destaca o voluntário Carlos Ximenes, 40. “Sou doador de sangue há mais de dez anos e realizava minhas doações no antigo espaço. O novo equipamento é bastante aconchegante, adorei a receptividade e a forma de como fui acolhido, ao ser o primeiro doador na unidade. São esses pequenos gestos que nos fazem querer voltar sempre. A nova localização traz mais praticidade por ser mais central para a cidade e foi lá que realizei a minha 29ª doação”, conta.
Durante a realização de eventos ou atividades culturais e físicas, a captação de doadores do Hemoce promove conscientização do público no Centro de Convenções sobre a importância de realizar o gesto de solidariedade regularmente.
Novo espaço foi inaugurado em setembro
“Nesses primeiros meses de funcionamento, já obtivemos um resultado positivo no número de doações. Quando comparamos o período de seis de setembro a seis de novembro do ano passado, registramos um aumento de 182 doações. Em 2023, foram 684 bolsas coletadas no antigo espaço e, neste ano, foram 866. Então, isso nos motiva a continuar trabalhando para a população conhecer mais sobre a importância da doação voluntária e altruísta de sangue. Se você nunca doou e mora em Sobral, visite a nossa unidade e ajude a salvar vidas”, convida Régis Araújo, diretor do Hemocentro Regional de Sobral.
O Hemocentro Regional de Sobral é responsável pela demanda transfusional em 59 municípios cearenses, com 11 agências transfusionais na Região Norte e atende cerca de 70 unidades de saúde, integrando a Hemorrede Pública do Ceará.
A assistência aos pacientes dos ambulatórios de transfusão e de coagulopatias e hemoglobinopatias, além dos exames laboratoriais em hematologia, armazenamento e distribuição de hemocomponentes e hemoderivados, processamento do sangue e setores administrativos continuam acontecendo no Hemocentro Regional de Sobral, situado na Rua José Maria Alverne, 383, Centro.
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal, disponível no site do Hemoce e nas unidades do hemocentro cearense. Os doadores de Sobral podem agendar horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones (88) 3677.4623 ou (88) 3677.1512 (WhatsApp).
Mín. 20° Máx. 27°