Crianças e adolescentes dos bairros Jurunas e Condor, em Belém, participaram, neste sábado (9), de uma manhã festiva proporcionada pelo Projeto Pipas, que garantiu atividades recreativas e de conscientização sobre a importância da brincadeira com pipas de forma segura. A programação foi realizada na Usina da Paz, por meio da parceria entre a Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) e a empresa Equatorial.
O evento proporcionou ao público uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre os riscos de empinar pipas próximas à rede elétrica, como jogos de perguntas sobre segurança e gincanas que estimulam o aprendizado de forma divertida, com distribuição de brindes aos participantes. Também houve a apresentação de espetáculos teatrais, além de oficinas onde os jovens participantes tiveram a oportunidade de produzir suas próprias pipas.
A dona de casa Simone Assunção levou os netos para curtirem a programação e destacou a importância do evento para a comunidade. “Trouxe meus netos para participarem das brincadeiras e também para aprenderem mais sobre pipas, pois eles gostam bastante. É uma ação bem legal para que eles aprendam sobre como e onde soltar pipas com segurança. Estão de parabéns!” disse.
Quem também prestigiou o evento foi a estudante Jennifer Santos, que acompanhou o primo Thiago Júnior, de 7 anos. “Meu primo é autista e fica muito tempo dentro de casa, então eu o trouxe para socializar com outras crianças. Esta é uma iniciativa muito importante, porque nós recebemos muitas informações sobre como empinar pipas em segurança, o que é muito bom para que as crianças da comunidade evitem acidentes. Nós aproveitamos bastante” contou Jennifer.
Segurança -De acordo com a Equatorial Pará, de janeiro a junho de 2024, foram geradas 2.431 ocorrências de falta de energia em todo o estado por conta de pipas na fiação.
De acordo com a analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, Michelle Miranda, o trabalho de conscientização é fundamental para garantir a segurança durante a brincadeira.
“A Equatorial Pará realiza o trabalho de conscientização com foco na educação e na preservação das vidas. É extremamente perigoso empinar pipas perto da rede elétrica. E, com este projeto, levamos informações importantes de forma lúdica para crianças e adolescentes que se tornam multiplicadores dessas mensagens dentro de casa. Nosso objetivo é tornar a brincadeira cada vez mais segura”, explicou Michelle.
Projeto Pipas -A 5ª Edição do Projeto Pipas teve início no último mês de setembro e passou, além de Belém, por outros 15 municípios do Pará.
“O projeto surgiu da ideia de aproveitar essa brincadeira tão tradicional na nossa cidade e no nosso Estado para levar conscientização para a garotada que sai de suas casas para correr atrás de pipas. Estamos aqui para ensinar sobre como fazer isso de forma segura.” explicou o gerente de projetos do ICAA, Luís Fernando Machado.
Mín. 20° Máx. 27°