Em um avanço para a medicina da região, o Hospital Regional de Pombal – unidade pertencente à rede estadual de saúde – realizou nessa semana a primeira cirurgia de próstata por vídeo, reafirmando seu compromisso com inovação e qualidade no atendimento à saúde masculina. O paciente, um homem de 67 anos, residente em Pombal, apresentou ótimo progresso pós-cirúrgico e já teve alta com boas expectativas de recuperação.
O procedimento, uma prostatectomia transvesical videolaparoscópica (remoção da próstata através da bexiga, com a ajuda de uma câmera e instrumentos inseridos por pequenos cortes na parede abdominal), foi conduzido pelo médico urologista Alexandre Andrade e é indicado para homens com hiperplasia prostática, condição benigna caracterizada pelo aumento da próstata. A técnica minimamente invasiva oferece benefícios significativos, como recuperação mais rápida, menor dor pós-operatória e menores riscos de complicações em comparação aos métodos tradicionais.
“A utilização da videolaparoscopia para a prostatectomia transvesical representa um avanço importante para a medicina em Pombal e amplia as possibilidades de tratamento eficaz e seguro”, destacou o médico Alexandre Andrade. “Esse procedimento permite um cuidado mais moderno e humanizado, essencial para a saúde dos nossos pacientes”, complementou.
O uso de tecnologia de videolaparoscopia possibilita uma abordagem menos invasiva, proporcionando também um menor tempo de internação e retorno mais rápido às atividades diárias, beneficiando diretamente a qualidade de vida do paciente.
Mín. 20° Máx. 27°