O Hospital Getúlio Vargas (HGV) passa a contar com um novo centro cirúrgico. A nova estrutura, em pleno funcionamento, já está salvando vidas antes mesmo de ser inaugurada oficialmente. É o caso do aposentado José Venâncio, de 79 anos, residente no município de Oeiras, no interior do Piauí.
Ele passou por uma consulta de rotina em sua cidade quando o médico detectou uma alteração em seu coração. Ele foi transferido para o HGV, onde foi submetido a uma cirurgia cardíaca emergencial para implante de um marcapasso. “Foi tudo muito rápido. Quando percebi, já estava aqui no HGV para ser operado”, contou o aposentado, que agora aguarda a alta hospitalar após o procedimento.
O cirurgião cardíaco José Lira, responsável pela operação, explicou que o paciente apresentava um bloqueio atrioventricular total (BAVT), uma condição grave que interrompia o funcionamento adequado do coração. “Nesse caso, o coração não estava batendo de forma satisfatória, o que poderia resultar em óbito a qualquer momento. Precisávamos implantar um marcapasso de urgência para estabilizar o ritmo cardíaco”, detalhou o médico.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destaca que o novo centro cirúrgico está preparado para realizar procedimentos de alta complexidade, e que a agilidade proporcionada pela nova infraestrutura foi fundamental para salvar a vida do aposentado. “Se ele não tivesse sido operado logo, as chances de sobrevivência seriam mínimas”, afirmou o gestor.
Estrutura completa e atendimento eficiente
Instalado no antigo espaço do Pronto-Socorro (PS) do HGV, o novo centro cirúrgico dispõe de duas salas operatórias, farmácia, arsenal, copa, secretaria, expurgo e sala de recuperação. A estrutura foi desenhada para garantir a rapidez e eficiência nos atendimentos de alta complexidade (cirurgias cardíacas e torácicas, por exemplo), com acesso direto à UTI, que funciona no espaço ao lado.
Nirvania Carvalho, diretora-geral do HGV, afirmou que o novo centro cirúrgico representa um avanço significativo para a medicina no Piauí, ampliando o acesso a tratamentos cardíacos especializados para a população do estado, por exemplo. “Esta é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi), que visa oferecer mais agilidade e qualidade no tratamento das doenças cardiovasculares para aqueles que dependem do serviço público”, explicou a gestora.
Mín. 20° Máx. 27°