Economia Tocantins
Governo do Tocantins concede incentivos fiscais para atrair mais de R$60 milhões em investimentos
Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins aprovou o incentivo a três empresas que irão se instalar no estado e gerar 168 novos postos de t...
05/11/2024 23h15
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Tocantins

O Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE), órgão colegiado vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), aprovou a concessão de incentivos fiscais a três empresas que irão se instalar no Tocantins. A parceria entre o poder público e a iniciativa privada foi firmada durante a 134ª reunião ordinária, realizada na manhã desta terça-feira, 5. Com os benefícios concedidos, os empreendimentos projetam investir R$60.745.311,59 e gerar 168 novos postos de trabalho.

O presidente do CDE e titular da Sics, Carlos Humberto Lima, destacou os impactos positivos da concessão para a economia do Estado. “O governador Wanderlei Barbosa tem uma visão estratégica no que se refere ao desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, isso permite a construção de um ambiente propício para a atração de investimentos e reinvestimentos. O CDE é um desses instrumentos que tem auxiliado o Estado a se destacar em nível nacional nos índices de redução de desemprego e projeções de crescimento do nosso PIB”, afirmou.

Membro do Conselho, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, ressaltou a importância dos projetos aprovados para o desenvolvimento da economia local. "É sempre gratificante participar da reunião do Conselho e acompanhar a aprovação de projetos que irão gerar mais empregos, atrair empresas e consolidar o Tocantins como um estado cada vez mais competitivo", pontuou.

As empresas beneficiadas são Dedo de Deus Agro LTDA, Terra Norte Logística e Agronegócio LTDA e Aços Tecnotelha LTDA, que implantarão suas operações em Almas, Palmas e Paraíso do Tocantins, respectivamente. Os incentivos concedidos fazem parte da política públicaProindústria, instituída pela Lei Nº 1.385/2003.

CDE

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico é composto por 11 membros representantes da iniciativa pública e privada. O órgão é responsável pela administração dos programas de benefícios fiscais e outros projetos de desenvolvimento econômico no estado e por gerir o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).

Entre as entidades e órgãos que fazem parte do Conselho estão a Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz), Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), Federação das Indústrias do Estado do Estado do Tocantins (Fieto), Federação do Comércio do Estado do Tocantins (Fecomércio), Federação das Associações de Comércio e Indústria do Estado do Tocantins (Faciet), Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Carlos Humberto Lima, que preside o CDE-TO, destacou que a medida garante a construção um ambiente propicio para a atração de investimentos - Matheus Alcantara/Governo do Tocantins
Membro do Conselho, o presidente da Faciet, Fabiano do Vale, ressaltou a importância dos projetos aprovados para o desenvolvimento da economia local - Matheus Alcantara/Governo do Tocantins
O CDE é composto por 11 membros, representantes da iniciativa pública e privada - Matheus Alcantara/Governo do Tocantins