Auditório da CLDF realiza a abertura da VI Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio, nesta segunda-feira (4), às 19h. O evento é de autoria do deputado Fábio Felix (Psol) e exibirá curtas, médias e longas-metragens, além de telefilmes, dirigidos partir de janeiro de 2022 por mulheres negras de diversas partes do mundo.
“A Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio visa promover o intercâmbio entre realizadoras negras do cinema mundial, destacando e difundindo produções audiovisuais realizadas por mulheres negras”, explica o parlamentar.
Para Fábio Felix, a cerimônia de abertura na CLDF reforça o compromisso do DF com a cultura, a diversidade e o combate ao racismo estrutural.
“A abertura oficial na Câmara marca a importância de dar visibilidade à produção cultural negra celebrando o papel fundamental dessas cineastas na construção de narrativas que representam suas realidades, lutas e conquistas e reafirmam o valor da representatividade no audiovisual, uma área que ainda enfrenta desafios em termos de equidade racial e de gênero”.
Mostra competitiva de cinema negro Adélia Sampaio
Primeira mulher negra a dirigir um filme na América Latina, Adélia Sampaio é considerada símbolo de coragem e resistência. Sua trajetória inspira novas gerações de cineastas negras. O conselho recebido por Adélia de sua mãe — “pra cima do medo, coragem!” — reflete o espírito de ousadia e determinação que esta Mostra busca honrar e perpetuar.
A sexta edição da Mostra Competitiva será realizada de 3 a 9 de novembro de 2024 em formato híbrido (online e presencial).
Joás Benjamin (estagiário sob supervisão do editor)/ Agência CLDF
Mín. 20° Máx. 26°