Ansiedade, estresse, luto e perda, dificuldades nos relacionamentos e outros desafios emocionais são acolhidos no Plantão Psicológico do HSM
A costureira V.M.S, de 55 anos, está vivendo um momento difícil de luto na família. Ela chegou a entrar em depressão e uma crise de ansiedade se manifestou. Precisou buscar ajuda especializada para enfrentar essa situação. Na emergência do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ela conseguiu o atendimento que precisava.
“Há dois meses venho sofrendo muito com depressão, insônia, medos e muita ansiedade, um sofrimento emocional muito forte. Essa dor só foi amenizada quando decidi vir ao hospital. Passei pela triagem e por uma consulta com um psiquiatra da emergência. Em seguida, fui direcionada para o plantão psicológico, onde recebi um grande suporte e acolhimento, o que vem ajudando a aliviar minhas angústias”, revela.
O Plantão Psicológico do HSM é um serviço vinculado ao setor de emergência e realiza escuta terapêutica voltada para a dor emocional mais emergente. Para atender melhor a população e uma maior quantidade de pessoas, o serviço será ampliado a partir desta sexta-feira, primeiro de novembro, passando a funcionar das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
O coordenador do Serviço de Psicologia do HSM, Wesley Ramos, explica que o objetivo é dar suporte aos pacientes e orientações de crise ou dificuldades. “É uma abordagem acessível e flexível, ideal para momentos em que as pessoas estão em desafios emocionais necessitando de um espaço seguro para expressar suas preocupações e angústias”, frisa.
O Plantão Psicológico do HSM atende diversas situações como ansiedade e estresse, crises emocionais, dificuldades nos relacionamentos, além de lutos, perdas, baixa autoestima, entre outros. “Vamos oferecer até cinco sessões por paciente e essa limitação é intencional, pois o foco é oferecer suporte imediato e eficaz, ou seja, não é terapia, é um atendimento terapêutico emergencial e ao final desse processo, o paciente pode ser encaminhado para um acompanhamento mais longo e estruturado”, diz Ramos.
“Amparo e acolhimento a dores graves emocionais são foco da emergência psicológica”, diz Clarisse Missiê
A psicóloga Clarisse Missiê frisa que a grande importância desse serviço é prevenir agravos para o risco de suicídio, comportamentos que levam a autolesão e agressividade, transtornos de ansiedade e síndrome do pânico, prevenindo também um possível internamento. “A emergência psicológica ampara e acolhe o paciente com suas dores emocionais e oferece o tratamento especializado, tirando aquele paciente de uma crise que possa trazer complicações caso não seja diagnosticada e tratada da melhor maneira possível”, afirma.
Plantão Psicológico HSM
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 7h às 19h
Local: Emergência do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) –
Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n – Messejana
Mín. 20° Máx. 26°