O Governo do Estado já iniciou a entrega da quinta e última remessa da alimentação escolar de 2024, somando, aproximadamente, 4,3 mil toneladas. Elas serão distribuídas para as mais de 2 mil escolas da rede estadual. O envio dos itens deve ser concluído até segunda-feira. Nessa remessa o investimento é de R$ 49,2 milhões.
Serão entregues arroz parboilizado, barra de frutas sabor banana com cacau, biscoito amanteigado de coco, feijão preto orgânico, feijão carioca orgânico, composto lácteo (coco e cappuccino), macarrão de sêmola com ovos, polpa de tomate, leite em pó integral, alho em pasta pasteurizado, achocolatado em pó, entre outros. Grande parte dos itens é proveniente da agricultura familiar.
Também está incluído neste pacote do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) a aquisição de alimentos perecíveis e não perecíveis que são adquiridos por meio do Mais Merenda, instituído no segundo semestre de 2022, utilizados no preparo das três refeições por turno. O projeto garante um lanche na entrada e outro na saída das aulas, além da refeição principal.
Ao final do ano letivo, além das cinco remessas, ocorre a distribuição periódica de itens perecíveis, como carnes congeladas.
Segundo Andrea Burakoski, da Coordenação de Logística e Monitoramento de Alimentação do Instituto Fundepar, os itens necessários para a alimentação escolar são enviados às escolas para garantir o preparo de refeições do primeiro até o último dia de aulas dos estudantes. "Cem por cento das escolas estaduais são atendidas, incluindo os CEEBJAs e suas Ações Pedagógicas Descentralizadas (APEDS)", afirma.
A diretora do Colégio Estadual Nossa Senhora da Salete, Tania Regina Pires Baldao, destaca a importância dos nutricionistas no papel da entrega das remessas, bem como da alimentação recebida para os alunos. “A merenda escolar é fundamental para nossos alunos, pois a partir dessa alimentação eles vão desenvolver melhor o seu cognitivo, o seu aprendizado, a parte nutricional e também a parte física que é muito importante para os nossos alunos”, diz.
"Além de fortalecer a segurança alimentar, essas cinco remessas reforçam o compromisso do Paraná com uma educação inclusiva e integral, pois a fome não pode ser uma barreira para o aprendizado. Através das remessas, não só promovemos uma alimentação saudável e balanceada, mas também o desenvolvimento dos nossos estudantes como um todo”, comenta a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel.
Mín. 20° Máx. 26°