A edição de setembro do boletim do Genius - Painel de Monitoramento de Indicadores Turísticos - traz dados promissores sobre o turismo na Paraíba, destacando um cenário de crescimento no estado. Em setembro, a taxa de ocupação hoteleira em João Pessoa alcançou 71,68%, um aumento de 1,10% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a seccional Paraíba da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
Além disso, a permanência média dos visitantes subiu significativamente, chegando a aproximadamente 3,88 dias em setembro, em comparação com 2,97 dias no mesmo período de 2023. Essa mudança reflete o sucesso das ações de promoção, divulgação e investimento do Estado no setor, em parceria com o trade turístico paraibano.
O crescimento é corroborado pela movimentação no aeroporto de João Pessoa, que registrou 65.052 embarques em setembro, um aumento expressivo de 18,0% em relação ao ano anterior. Os desembarques também mostraram um avanço significativo, totalizando 66.795, representando um crescimento de 19,16%. Esses resultados criam um ambiente favorável ao turismo e à economia local.
De acordo com Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, esses números são vitais para orientar as decisões e estratégias governamentais. “Compreender o perfil dos turistas e as tendências de visitação nos permite desenvolver políticas públicas que atendam às demandas tanto dos viajantes quanto dos empreendedores locais. Além disso, esses dados são fundamentais para atrair investimentos e fomentar a infraestrutura necessária. Esses resultados, portanto, são a base para ações concretas que fortalecerão nosso setor e contribuirão para o desenvolvimento socioeconômico do estado”.
Para Rosália Lucas, secretária de Turismo e de Desenvolvimento Econômico da Paraíba, esses indicadores reafirmam o excelente momento que o turismo na Paraíba vem vivenciando e demonstram o impacto positivo das ações de promoções e divulgação. “Estamos no caminho certo para evoluir ainda mais esse setor vital para a economia”.
O boletim abrange dados sobre fluxos de passageiros, taxa de ocupação hoteleira, perfil do turista, finanças públicas e turismo, além de informações sobre a participação em eventos. Todas essas informações podem ser conferidas na página genius.pbtur.pb.gov.br
Mín. 20° Máx. 26°