Foto: Adrio Centeno/IMA
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST) celebra o aniversário de 49 anos nesta sexta-feira, 1º de novembro, e para marcar a data, uma programação especial foi preparada pela equipe. O PAEST é a maior Unidade de Conservação de Proteção Integral de Santa Catarina abrangendo oito municípios, o que representa mais de 1% do território catarinense.
“São 49 anos de proteção ambiental que beneficia toda a sociedade, por isso, preparamos uma programação especial, com a realização de seminários voltados a restauração ambiental, oficinas e apresentações culturais para receber a comunidade”, comenta o coordenador do parque e biólogo do IMA, Marcos Maes.
Criado em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, a unidade tem por objetivo proteger a rica biodiversidade da região, a geologia e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do estado, além de preservar importantes paisagens, como a Praia da Guarda do Embaú, o Morro do Cambirela, a Ponta de Naufragados, entre outros.
O parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado e cogestão do Centro de Visitantes pelo Instituto Çarakura. Para comemorar a data, uma programação especial foi preparada para receber pesquisadores, educadores e ambientalistas, visitantes e toda a comunidade do entorno.
Nos dias 8 e 9 de novembro, a programação contará com a realização do II Seminário de Educação Ambiental com o tema: Semeando sonhos, saberes e fazeres para a educação e a restauração ambiental e o III Seminário do Projeto Raízes da Cooperação. As inscrições podem ser feitas neste link.
Sexta-feira (08/11/2024)
Manhã
8h45 – abertura/credenciamento
9h – 9h30 – Mesa de Abertura
9h30 – 10h30 – Mesa: “Ensino, pesquisa e extensão no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro”.
10h30 – 11h – Café Agroecológico
11h – 12h – Mesa: “Certificação Agroflorestal e Reposição Florestal Obrigatória – iniciativas para restauração ecológica no RS”
Tarde
13h30 – 14h45 – Mesa: “Integração escola-parque: projetos de educação ambiental no território”.
14h45 – 16h – Mesa: “Projeto Raízes da Cooperação”
16h – 16h30 – Lançamento dos livros: “Mangues do Sul do Brasil” e “Aprendendo com o preá-de-moleques-do-sul na escola”.
16h30 – Café Agroecológico
17h – Encerramento
Sábado (09/11/2024)
Manhã
09h – 10h – Projeto Ateliê Tabuleiro – Roteiro Etnobotânico com a liderança Guarani Eliara Antunes.
10h -10h30 – Café Comemorativo
10h30 – 12h – Abelhas nativas com o Projeto Raízes da Cooperação e plantio simbólico de Commelina catharinensis com Instituto Tabuleiro, Viveiro Camarinha e C-pack.
Tarde
14h – 15h – Oficina de Escrita Biopoética: compor com as plantas – por Carolina Becker
15h – 15h30 – Café comemorativo
15h30 – 16h – Apresentação do grupo Boi de Mamão do Tabuleiro
16h – 17h – Show acústico com Maka Ferreira e Zé Martins da banda Nós Naldeia
17h – Encerramento
Exposição de Projetos Socioambientais durante o evento:
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.
Por suas características, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é um campo de pesquisas incomparável. Localizado próximo a grandes centros urbanos, possui um enorme potencial de lazer, associando o turismo ecológico à educação ambiental.
O Parque tem sua sede em Palhoça, na Baixada do Maciambú. O local conta com um centro de visitantes e trilhas educativas, onde o público pode ter contato com espécies nativas. A área ainda possui anda dois centros temáticos na sede dos municípios de Imaruí e de São Bonifácio.
:: Saiba mais sobre o Parque no site do IMA
O IMA administra Unidades de Conservação de Proteção Integral da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line pelo site do IMA.
Mín. 20° Máx. 26°