A Estação Experimental João Pessoa, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), no município de Umbuzeiro, no Agreste paraibano, passou por melhoramentos na estrutura física. Em todo o conjunto arquitetônico, que é tombado, foram realizados reparos e nova pintura.
Todos os trabalhos foram executados com recursos próprios, e foram acompanhados pelo diretor de Pesquisa, Aderval Monteiro, junto com o gerente da Estação, Gilvan Júnior. A execução da pintura teve a parceria da prefeitura municipal de Umbuzeiro.
Para a casa sede, a Empaer aguarda um projeto elaborado pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) para a sua recuperação total.
No momento, a Estação está com um plantel de 180 animais da raça Gir leiteiro, um rufião bovino e mais dois muares.
A Estação Experimental João Pessoa foi criada pelo decreto Nº. 14711 de 5 de março de 1921, com a denominação de Estação de Monta de Umbuzeiro. Sua construção foi iniciada em fevereiro de 1922 e inaugurada em 14 de novembro daquele mesmo ano pelo engenheiro agrônomo Epitácio Pessoa Sobrinho, primeiro diretor do estabelecimento.
A partir de 1985, a Estação passou a fazer parte do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), realizado pela ABCGIl e Embrapa Gado de Leite, através da utilização do sêmen dos touros participantes do Teste de Progênie. A estação também contribuiu com material genético para melhoramento da raça.
Com uma área de 305,6 hectares, a Estação possui vegetação nativa e capineira. Construída em blocos separados em encostas, apresenta beleza arquitetônica com uma visão especial e singular. A Estação Experimental foi tombada através do Decreto nº 23.011, de 07/05/2022.
Mín. 19° Máx. 21°