O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Educação, realizou, nessa quinta-feira (31), o pagamento de R$ 8.338.144,61 para os cerca de 2.900 servidores das 50 escolas da rede pública estadual que tiveram os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Essa iniciativa marca o fechamento do mês dedicado ao professor e ao servidor público, que teve ainda anúncio pelo governador Rafael Fonteles de concurso público em 2025, ressaltando o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos profissionais da educação.
Os dados do Ideb de 2023, divulgados no último mês de agosto de 2024, são históricos para o Piauí, que alcançou o seu melhor desempenho desde a criação do indicador. O ensino médio do estado foi reconhecido como o melhor da região Nordeste e quarto no ranking nacional.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância desse resultado, ressaltando os investimentos que estão sendo feitos na educação estadual e o grande trabalho dos profissionais para proporcionar uma educação de excelência para todos os estudantes do Piauí.
“Estamos fazendo uma revolução educacional, transformando todas as escolas em tempo integral, com ensino técnico, com novas estruturas, reformadas, ampliadas, modernizadas e climatizadas. Vamos seguir investindo muito na valorização e formação dos professores e demais profissionais da educação, além de intensificar as ações e entregas para avançarmos ainda mais, rumo ao primeiro lugar nacional”, afirmou o gestor.
O Ideb é um importante indicador medido pela Ministério da Educação, por meio doInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que combina o fluxo escolar e a média de desempenho na avaliação
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sendo fundamental para aferir a qualidade da educação ofertada nas escolas públicas e privadas. O reconhecimento das redes que obtiveram os melhores resultados é um reflexo do esforço coletivo dos educadores, estudantes e da gestão pública em promover melhorias significativas no ensino.
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