Buscando envolver, cada vez mais, os estudantes no universo das Ciências da Natureza, o Centro Estadual de Tempo Integral José Mendes Vasconcelos, localizado no município de Joaquim Pires, realizou a I Mostra Científica. A atividade teve a participação de todas as turmas de Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos – EJA.
A Mostra contou com a parceria de acadêmicos e professores titulares da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo, e foi aberta ao público. Os alunos produziram maquetes e experimentos práticos, representando conceitos fundamentais das Ciências Naturais, como energia, sustentabilidade e anatomia.
As maquetes ilustraram estruturas como sistemas biológicos, processos de reciclagem e laboratórios científicos, enquanto os experimentos incluíram demonstrações de eletricidade, testes de pH e simulações de impactos ambientais e produções orgânicas.
A gestora do Ceti, Eline Rodrigues, explica que a Mostra foi uma experiência importante para os estudantes e que, além de oportunizar a construção de diversos produtos científicos, estabeleceu vivências dos jovens com outras pessoas, promovendo trocas que auxiliam no desenvolvimento pessoal.
“Com o envolvimento de toda a comunidade escolar, as atividades da Mostra promoveram o desenvolvimento prático no que tange ao entendimento e à compreensão oferecidos dentro da sala de aula, conectando teoria e prática de forma interativa e criativa, além de desenvolver as habilidades sociais dos alunos. Os visitantes ficaram encantados com o conhecimento e a exposição dos estudantes, que estavam preparadíssimos para o evento”, afirma.
A estudante da 1ª série do Ensino Médio, Maria Clara Matias, disse que se envolveu bastante nas atividades da Mostra e que aprendeu muito sobre os princípios fundamentais das Ciências. “Exploramos conteúdos de Química, Física e Biologia. Foi uma experiência incrível, que ampliou a minha visão de como o conhecimento científico é construído e compartilhado. Senti-me inspirada e motivada a continuar explorando o mundo das ciências”, afirmou a jovem.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, ressaltou que essas iniciativas promovem mais conhecimentos e estimulam novas habilidades, despertando talentos e preparando os estudantes para o futuro. “A Mostra Científica é um mecanismo para que os alunos possam mostrar suas habilidades criativas e seu aprendizado na prática e, com isso, estimular nossos estudantes a serem protagonistas de suas vidas, conhecendo ou redescobrindo caminhos para que possam somar com a sociedade”, pontuou.
Mín. 20° Máx. 26°