O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) iniciou, nesta terça-feira (29), a construção das rampas do viaduto na avenida Mário Covas com a Independência. O serviço de edificação abrange as equipes de operários e a movimentação de grandes máquinas, o que exige alteração no tráfego no trecho da Mário Covas entre a Independência e a passagem Santa Paz.
Devido às escavações profundas e a grande movimentação de máquinas para a construção do muro e terra armada da estrutura, foi necessária a interdição temporária do acesso da avenida Mário Covas para a Independência neste trecho. O tráfego nos dois sentidos da avenida Independência segue liberado.
“Nossas equipes estão empenhadas em executar a obra o mais rápido possível, causando o mínimo de transtorno aos usuários que precisam trafegar pelo trecho e, ao mesmo tempo, trabalhamos para garantir a segurança de todos nesse período, nesse ponto estratégico. Será um legado da COP-30 para toda a população”, afirma a engenheira Leila Martins, diretora geral do NGTM.
Viaduto Mário Covas x Independência- Com 350 metros de extensão, o viaduto é erguido na avenida Mário Covas, sobre a avenida Independência, que por sua vez será rebaixada para receber o fluxo de veículos por baixo da estrutura. O viaduto terá mão-dupla e possibilitará o livre trânsito na Mário Covas, sem interferência de semáforos.
O governo do Estado também está construindo outros quatro viadutos para melhorar a mobilidade, criando corredores alternativos para o tráfego na Região Metropolitana de Belém. Eles ficam localizados na avenida Mário Covas com a avenida Três Corações; BR-316 com a Alça Viária; BR-316 com a Independência; e avenida João Paulo II com a avenida Dr. Freitas.
“O viaduto é mais uma obra importante do governo do Estado. estamos construindo simultaneamente cinco viadutos na região metropolitana, visando a melhoria do trânsito e da mobilidade urbana em toda essa região. Aqui, especificamente, estamos interditando esse trecho por 90 dias para que haja a construção da rampa de acesso ao viaduto, bem como os pilares centrais, a viga travessa e todo tabuleiro do viaduto, que vai ter 350 metros de extensão, com pistas de 14 metros de largura, para que a gente possa facilitar o tráfego, e, assim, contribuir para a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Adler Silveira, secretário estadual de infraestrutura e logística.