Cultura Tocantins
Com apoio do Governo do Tocantins, Circo EcoAção leva oficinas circenses e educação ambiental aos palmenses
Contemplada pelo edital Artes Tocantins, ação incentiva reciclagem e ensina habilidades circenses a crianças da rede pública
29/10/2024 13h35
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Tocantins

O projeto "Circo EcoAção", contemplado no edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza no dia 8 de novembro, mais uma oficina, às 9h30 na Pracinha da Cultura, localizada no Setor Morada do Sol, em Taquaralto. A ação visa levar arte circense e conscientização ecológica para crianças da rede pública de ensino da Capital.

Classificada no módulo II do certame, a proposta recebeu um recurso de R$ 20 mil para realização de oficinas presenciais de construção e manipulação de eco brinquedos circenses, desenvolvidos com materiais recicláveis. Voltada para estudantes de dez a 14 anos, a oficina contempla atividades de malabarismo e equilibrismo. Além da experiência artística, a proposta enfatiza a importância da preservação ambiental, abordando os impactos negativos do plástico no meio ambiente, a reciclagem e o uso consciente dos recursos naturais.

"Os lixos plásticos agridem cada vez mais o meio ambiente, ocasionando conflitos. De fato, isso já é uma preocupação. Realizar oficinas circenses com ênfase em educação ambiental tem um duplo sentido: ensinar conhecimentos circenses e estimular a consciência ecológica", destaca o proponente, Gerónimo Martín Campanello.

Com foco na acessibilidade, o projeto conta com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para garantir a participação de pessoas com deficiência auditiva. As oficinas foram realizadas em escolas da rede pública de ensino fundamental, que possuem infraestrutura acessível, com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade à arte e à educação ambiental.

O proponente

Gerónimo Martín Campanello é artista circense, malabarista, palhaço, músico e arte-educador. Entre os seus projetos, atuou como arte-educador no Núcleo de Arte Terapia e Educação Popular em Saúde (Nupops), projeto de arte-educação em saúde em parceria com a Secretaria da Saúde Palmas, e colaborou com o Circo Os Kaco em eventos diversos ao longo dos anos. Em 2018, fez parte do Circo Show em Porto Nacional e do coletivo Palmas no Picadeiro.

Na Cia Circense Lonáticos (2019-2020), Gerônimo participou de mais de 100 apresentações pelo estado, dentro do projeto "Nossa Energia", promovido pela Energisa. Em 2020, criou o espetáculo "Gerom, o Palhaço Equilibrista", premiado pelo edital Respirarte da Funarte.