O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Daniel Oliveira, realizou nesta segunda-feira (28), uma visita à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh/TO), em Palmas, para parcerias e avanços na área ambiental do Piauí.
Na ocasião, a equipe do Piauí participou de uma apresentação no âmbito do Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins (Redução das Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal), compartilhando experiências e estratégias de implantação.
O secretário Daniel Oliveira destacou a agenda como bastante importante para a implantação do REDD+ no Piauí. “O projeto contribuirá para a luta contra as mudanças climáticas no estado, principalmente através da redução do desmatamento e da degradação florestal”, acrescentou o gestor.
O REDD+ é um mecanismo financeiro criado pela Convenção Quadro sobre o Clima das Nações Unidas (UNFCCC, em inglês), cujas ações podem ser implementadas em escala jurisdicional, ou seja em nível do território de um estado ou país. No caso do Piauí, será um mecanismo financeiro de compensação, uma iniciativa para que o estado capitalize ativos de créditos de carbono e reduza o desmatamento a partir de 2025.
Acompanharam representando a Semarh/PI, a Assessora de Planejamento e Gestão , Rochelle Martins, o Diretor de Licenciamento Ambiental, Daniel Guimarães, o Diretor do Centro de Geotecnologias Ambientais e de Gestão Florestal (CGEO), Felipe Gomes, e o Diretor de Sistemas e Tecnologia da Informação, André Nogueira.
Mín. 18° Máx. 26°