O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu o 2º Fórum de Oncologia, com o tema central "Abordagens integradas para o tratamento em pacientes oncológicos", nesta sexta-feira (25), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA).
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou a assistência desenvolvida na rede estadual para fortalecer as práticas de humanização e integração no atendimento oncológico. "O segundo fórum representa a possibilidade de integração em relação ao tratamento da doença no estado do Maranhão, fazendo com que os profissionais possam debater novas metodologias, novas formas de integração. E também, conversando sobre outras alternativas, como a espiritualidade, para que a gente possa fazer um melhor acolhimento, um atendimento humanizado para esses pacientes", destacou o titular da SES.
O diretor geral do Hospital de Oncologia do Maranhão, Ademar Soares, reforçou a gestão da Secretaria de Saúde, que permite a realização de ações que promovem a ciência e o acolhimento humanizado para os pacientes oncológicos. "O fórum representa uma oportunidade valiosa para apresentar o trabalho científico e as práticas humanizadas realizadas no hospital, visando sempre ao cuidado integral dos pacientes", ressaltou o diretor.
A estudante de psicologia, Mariana Rodrigues, participou do 2º Fórum de Oncologia. "Eventos como o Fórum de Oncologia são relevantes para fortalecer o aprendizado e conhecimento sobre a saúde mental e o cuidado integral dos pacientes oncológicos", pontuou a estudante.
Estavam presentes na abertura do evento, o diretor Assistencial do Hospital de Oncologia do Maranhão, Waldésio Moraes; o diretor técnico do Hospital de Oncologia do Maranhão, Leoberth Araújo; a diretora financeira do Hospital de Oncologia do Maranhão, Leyza Patiña e a superintendente de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Luciana Albuquerque.
Programação
Na programação, a palestra “Importância do diagnóstico oncológico precoce” com a hematologista Tula Siqueira. Já o tema “Saúde e espiritualidade” contou com apresentação do oncologista clínico, Igor Marcelo. O especialista em dor e cuidados paliativos, João Batista, destacou o tema “Espiritualidade na morte”. O mastologista Ricardo Tukiama acrescentou para o debate o tema “A oncoplastia mamária”. Já o tema “Relevância das vacinas como prevenção do câncer de colo de útero” foi apresentado pelo cirurgião e mastologista, Carlos Bulcão.
“A espiritualidade, incluída no conceito de saúde pela Organização Mundial da Saúde desde 1999, tem impacto direto na qualidade de vida e na adesão ao tratamento pelos pacientes. Então, precisamos desconstruir a visão limitada sobre a espiritualidade no ambiente médico, apresentando-a como um aspecto essencial para o bem-estar e o tratamento integrado do paciente", explicou o oncologista e pesquisador, Igor Marcelo Silva, durante a palestra.
A mesa redonda “Abordagem multiprofissional na assistência em oncologia” reuniu a fonoaudióloga Camila Silveira Viana, o responsável técnico de fisioterapia Cesar Leonardo Guedes, a psicóloga Flor Bella Matos e a terapeuta ocupacional Valéria Buhatem. A programação do 2º Fórum de Oncologia contou também com a apresentação de projetos de humanização.
Mín. 18° Máx. 26°