As cidades de Imperatriz e Açailândia receberam extensa programação da Escola de Governo do Maranhão (Egma), no período de 22 a 25 deste mês. Foram 4 cursos oferecidos de forma gratuita a 113 servidores estaduais e municipais.
Em parceria com a Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), o curso "Elaboração, gerenciamento e captação de recursos de projetos" foi ministrado pelo instrutor Alexsandro Mendonça, já com o apoio da Emserh, foi oferecida a qualificação "Atendimento humanizado" com o instrutor Chris Anderson Martins Souza.
Sobre o curso atendimento humanizado na área da saúde, a coordenadora administrativa da Policlínica de Imperatriz, Amanda Tomiche, explicou a importância de pensar estratégias com a equipe. “Conseguimos contemplar desde os agentes de portaria até os atendentes de consultórios, que são as pessoas que tem inicialmente contato direto com o paciente. Muitas das vezes, quem procura a nossa unidade está com a saúde fragilizada, emocionalmente inseguro, e a forma como ele é acolhido faz toda a diferença”.
"Aprendemos a oferecer um serviço de maior qualidade, com o objetivo que todas as equipes ali presentes possam se portar de forma mais empática, abrindo os horizontes para compreender as necessidades das nossas unidades e que a gente possa responder melhor e de maneira mais personalizada", pontuou Lucelma Silva, farmacêutica hospitalar.
Sobre o tema de "Elaboração e gerenciamento de projetos", a a coordenadora do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), Débora Costa explica que “é um curso que faz com que nós que somos gestores das unidades possamos entender os processos para solicitarmos projetos, angariar fundos e sabermos qual as linhas de projetos que a gente pode estar trabalhando projetos sociais, ampliando o suporte e o subsídio para trabalharmos políticas públicas”, afirmou a coordenadora, servidora da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que participou da formação continuada oferecida pela programa Egam nos municípios.