A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu gestores, desenvolvedores, especialistas em tecnologias digitais e técnicos de saúde que atuam em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS) da Macrorregião Norte no Fórum SUS Digital. O encontro aconteceu entre os dias 22 e 24 de outubro, em São Luís (MA).
O Fórum SUS Digital é uma iniciativa do Ministério da Saúde direcionada aos estados e municípios brasileiros, e busca melhorar a conectividade e a infraestrutura digital no sistema de saúde, visando à integração e interoperabilidade entre diferentes plataformas. Cada estado é responsável por coordenar o processo em sua região.
"Esse esforço é essencial para que os municípios possam realizar suas funções de forma mais eficaz, atendendo às demandas das políticas públicas de saúde", enfatizou a superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina Araújo.
A etapa atual envolve a finalização dos indicadores, bem como a análise e aprovação no Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CES/MA). A conclusão está prevista para a segunda quinzena de novembro.
As primeiras etapas do fórum tiveram início em março, logo após a publicação da portaria do Ministério da Saúde. O trabalho começou com diagnósticos, envolvendo a participação ativa das prefeituras. O objetivo do Fórum SUS Digital é construir indicadores mensuráveis e implementar ações que fortaleçam a infraestrutura tecnológica e promova a capacitação das equipes de saúde.
Durante o evento, também são discutidos métodos de ensino e suporte para que os municípios possam aderir e executar o Programa SUS Digital, com a criação de estruturas adequadas e Comitês Regionais de Saúde Digital.
A enfermeira responsável pelo Planejamento de Saúde no município de Paço do Lumiar, Palove Nascimento Fernandes, participou do fórum. “Estamos adquirindo conhecimentos sobre a portaria lançada em 1º de março deste ano para que possamos nos organizar. Já estamos em processo de reorganização do organograma, fluxograma e regimento interno da Secretaria Municipal de Saúde, considerando a saúde digital como um processo transversal".
Mín. 18° Máx. 26°