Promover a conscientização e educação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, esclarecendo dúvidas e disseminando informações corretas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Este foi o objetivo da Roda de Diálogo Aberto: Prevenção e Conscientização sobre ISTs, promovida pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac).
A ação foi direcionada a socioeducandos e servidores da Casa de Semiliberdade São Luís, com o médico sanitarista Marcos Pacheco, assessor especial da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na oportunidade, o profissional irá dialogar sobre o tema, incentivando a prevenção e o cuidado com a saúde sexual, além de buscar reduzir o estigma em torno das ISTs.
De acordo com a presidente Sorimar Sabóia, a roda de conversa integra um conjunto de ações da Funac no eixo da saúde que busca continuamente estratégias para fortalecê-las por meio de parcerias. “A Funac trabalha com o compromisso de garantir o direito à saúde dos jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, buscando tratamento adequado, seja como medida curativa ou preventiva, como no caso das palestras e rodas de conversas que promovemos”, justificou.
Para o médico Marcos Pacheco, incluir a temática da educação sexual na socioeducação é fundamental importância. “Além de munir com informações, esta ação é necessária por promover a oportunidade de debates envolvendo, também, os servidores, bem como incentivar os socioeducandos a falar sobre o tema e, assim, conhecer a realidade desses jovens”, afirmou.
Sorimar Sabóia reforça, ainda, a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas de saúde voltadas para a prevenção. “Ações como estas são primordiais, uma vez que facilitam o acesso a informações de prevenção e tratamento, bem como fazem parte da promoção de saúde e bem-estar aos socioeducandos e servidores”, finalizou.