O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é reconhecido como um dos principais centros de referência em transplante de órgãos no Brasil. Este ano, a unidade celebra a marca de 3.000 transplantes renais realizados com uma solenidade comemorativa. O evento acontece no próximo dia 25 de outubro, no auditório principal da unidade.
A solenidade que reconhece o impacto positivo do trabalho realizado pelo hospital para a comunidade contará com a presença de representantes da Sesa, do Governo do Estado do Ceará e do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
“Na ocasião, buscaremos não apenas comemorar os sucessos alcançados, mas fazer o reforço da importância da conscientização sobre a doação de órgãos e a necessidade de apoio a pacientes em tratamento renal”, afirma o chefe do serviço de Transplantes do HGF, Ronaldo Esmeraldo.
O primeiro transplante renal realizado no HGF ocorreu em 1983, sob a liderança dos cirurgiões João Evangelista Bezerra Filho e Romero de Matos Esmeraldo. Desde então, o hospital tem se dedicado ao aprimoramento e à expansão desse serviço essencial, implementando novas técnicas e protocolos que garantem melhores resultados para os pacientes.
Celebração 3.000 transplantes renais
Data: 25 de outubro (sexta-feira)
Horário: 8h30
Local: Auditório Principal do Hospital Geral de Fortaleza (R. Ávila Goularte, 900, Papicu – Fortaleza – CE)
Mín. 18° Máx. 26°