Artesãos de Santa Catarina cadastrados no Sicab contam com apoio do Governo do Estado em feiras e mostras. Foto: Divulgação/Sicos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), está com cadastro aberto para grupos de produção artesanal, associações e cooperativas de artesãos de Santa Catarina. O cadastramento serve como pré-requisito para essas entidades receberem apoio do Estado em feiras, exposições e mostras.
Os grupos, associações e cooperativas de artesãos devem se cadastrar no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) até o dia 30 de novembro. Os cadastrados estarão aptos a receber apoio via Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), operacionalizado pela Sicos.
“É muito importante que todos os artesãos, seja os que atuam individualmente, seja os que trabalham por meio de cooperativas e associações, estejam devidamente cadastrados. Assim, esses trabalhadores poderão contar com os incentivos do Governo de Santa Catarina para a produção e comercialização do artesanato. Isso é fundamental na geração de renda para este segmento ”, afirmou a secretária do Conselho Estadual do Artesanato e Economia Solidária de Santa Catarina (CEAES), Fabiana Lopes Ribeiro.
Para cadastramento de associações ou cooperativas é necessário apresentar documentação comprobatória da entidade, como estatuto social, ata de posse da diretoria bem como registro CNPJ, lista de associados, contatos oficiais, entre outros documentos. Já para os grupos de produção artesanal, por exemplo, é necessário enviar os dados de identificação do grupo e de seus integrantes. Também é preciso encaminhar comprovante de endereço e contatos oficiais.
A documentação deve ser encaminhada para artesanato@sicos.sc.gov.br. O e-mail é contato para dúvidas, assim como o telefone (48) 98863.9155.
Mín. 18° Máx. 26°