Com o apoio e a assistência técnica disponibilizada pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), 22 agricultores familiares de São José da Lagoa Tapada, no Sertão, fizeram a entrega, nessa terça-feira (22), de 16 toneladas de produtos da agricultura familiar local ao CRAS, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A produção incluiu banana, manga, batata doce, feijão, mandioca, abóbora, alface, coentro e cebolinha.
A entidade recebedora dos produtos fará a distribuição para 1.628 famílias carentes cadastradas que estão na rede assistencial do CRAS do município, em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.
A extensionista social Maria Melo, mais conhecida por Leidinha, responsável pela elaboração do projeto junto ao PAA, informou que esta foi a primeira compra realizada no município de São José da Lagoa Tapada, o que deixou os agricultores familiares bastante satisfeitos. Foram investidos recursos da ordem de aproximadamente R$ 70 mil.
Os produtos comercializados com o PAA, na modalidade compra com doação simultânea, são provenientes da agricultura familiar e de quintais produtivos, cultivados sob regime de irrigação e com o acompanhamento dos extensionistas da Empaer.
Além da venda aos programas institucionais, os agricultores que trabalham com quintais produtivos contam com um espaço que garante uma alimentação saudável para as famílias envolvidas, permite a geração de renda, tendo em vista que podem comercializar de porta em porta, em feiras livres e supermercados.
A extensionista Leidinha explica que quintal produtivo “é um sistema que permite também conciliar a produção agrícola com a criação de pequenos animais, permitindo a melhoria da qualidade de vida e de renda para dezenas de famílias agricultoras trabalhadas pela nossa Empaer”.
Toda a operacionalização teve a participação da Empaer/SEDH e prefeitura municipal. O trabalho contou com o acompanhamento do gerente regional da Empaer em Sousa, Assis Bernardino e os trabalhos tiveram a participação do gerente de São José da Lagoa Tapada, José Ivanaldo Rocha, e toda a equipe local.
Mín. 18° Máx. 26°