Formar cidadãos conscientes, responsáveis e engajados na preservação do meio ambiente, esse é o objetivo do Plano de Ação Comunitário (PAC) desenvolvido pelos integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), Willyane Pereira, Geizinelly Pinto, Geísa Silva, Ana Maira e Noelia Mendes, em Cariré, município localizado há 268 quilômetros de distância da Capital cearense.
Baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o PAC intitulado: “Ajas nas escolas: Meio Ambiente e Educação em sintonia”, promove atividades em três escolas municipais – Centro de Educação Infantil Professora Vilene Correia Portela; Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dona Maria José Rodrigues Ponte e na Creche Proinfância Vereador Eduardo Durval de Brito – e contemplam cerca de 80 crianças.
De acordo com a AJA Williane Pereira as atividades são realizadas de forma lúdica e abordam temas como coleta seletiva, reciclagem e biodiversidade, por meio de oficinas de confecção de jogos e brinquedos; Quizz Ambiental; palestras e exibição de documentários. “O nosso objetivo é conscientizar as crianças de uma forma leve sobre a grande importância que é preservar o nosso meio ambiente para as atuais e futuras gerações”, explicou a jovem.
As atividades dos Agentes Jovens Ambientais são acompanhadas de perto por uma supervisora, que avalia o andamento do programa junto aos alunos e educadores, além de contar com o apoio da rede municipal de ensino. “A ideia é disseminar a conscientização ambiental nas escolas e multiplicar esses conhecimentos nos lares de cada aluno para juntos promovermos um meio ambiente saudável e sustentável”, destacou Lídia Ximenes, supervisora local do AJA.
Para Geizinelly Pinto, que é uma das AJAs que atuam em Cariré, o Programa foi importante para desenvolver a sua própria consciência ambiental e despertar seu papel de multiplicadora na sociedade. “Com o AJA, podemos compreender a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente e o quanto ainda temos que trabalhar para conscientizar a nossa população. O Programa nos deu a oportunidade não só de aprendermos, mas também, a possibilidade de levarmos informações a nossa comunidade”, pontuou.
O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política do Governo do Ceará, criada em 2021, por meio da Lei Estadual nº 17.383, com o intuito de selecionar jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais.
O Programa é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e visa estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.
Estão abertas as inscrições para o Programa AJA, em Fortaleza. São 1.500 vagas destinadas para a Capital, conforme o Edital 04/2024 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 10. As inscrições serão realizadas, exclusivamente de forma eletrônica, através deste link, até o dia 24 de novembro.
Para saber mais, leia:Inscrições abertas para o programa Agente Jovem Ambiental em Fortaleza.
Mín. 18° Máx. 26°