A exposição fotográfica "Expedição Piauí – Filha do Sol do Equador", de autoria do fotógrafo Chico Rasta e com curadoria do produtor cultural Marcos Moraes, recebeu no último fim de semana um grupo de estudantes da Escola Municipal Bilíngue Libras/Português de Parnaíba. A visita faz parte da programação do Projeto Afluências, realizado na galeria do Sesc Caixeiral, e promove a integração de diferentes públicos com a arte e a cultura piauiense.
A exposição, em cartaz até o dia 3 de novembro, é um convite para uma verdadeira viagem pelo Piauí, destacando suas riquezas naturais, ambientais e socioculturais. Com entrada gratuita, a mostra está aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados até o meio-dia, proporcionando uma oportunidade para o público conhecer as belezas e a diversidade do estado.
Um Retrato Ímpar do Piauí
"Expedição Piauí – Filha do Sol do Equador" percorre um vasto território, desde Luís Correia até Cristino Castro, passando por locais icônicos como o Delta do Parnaíba e o Parque Nacional Serra da Capivara. Com registros capturados ao longo de mais de 10 anos, Chico Rasta retrata áreas de preservação, como a APA Delta do Parnaíba e a Floresta Nacional de Palmares, além de comunidades tradicionais, explorando a fauna, a flora e as paisagens deslumbrantes do estado.
A exposição apresenta 50 fotografias impressas, além de exibir milhares de imagens em formato digital, trazendo uma visão única das Unidades de Conservação e Patrimônios Ambientais piauienses.
Além de promover o acesso à cultura, a exposição contribui para o fortalecimento da identidade local e o desenvolvimento do turismo e da economia do estado. Segundo Chico Rasta, a iniciativa permite que os piauienses conheçam mais profundamente as belezas naturais de sua terra, despertando o sentimento de pertencimento e orgulho pelo Piauí, ao mesmo tempo que atrai visitantes de outras regiões.
“A partir desta confluência, surge “Expedição Piauí – Filha do Sol do Equador”, uma grande e inédita exposição fotográfica que apresenta 50 fotografias impressas e montadas em quadros fixos e flutuantes, e milhares de fotografias exibidas virtualmente em monitor digital no formato de slides, a proposta é ocupar diversos espaços públicos de cultura de Norte a Sul do Piauí, onde a exibição se mistura a momentos de contato e interação entre o autor e o público visitante, o que possibilita a socialização de experiências e vivências fotográficas durante tantos anos dedicados a fotografia na construção de seu acervo”, pontuou Chico Rasta.”
Realizada pela Baobá Audiovisual, com patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) e da Secretaria de Cultura do Piauí, a mostra é um marco na valorização e na democratização da cultura piauiense, oferecendo ao público uma experiência rica em imagens e significados.
Mín. 18° Máx. 26°