O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), marcou presença no Seminário de Coordenadores Estaduais dos Programas de Alfabetização, realizado em Fortaleza, nos dias 17 e 18 de outubro. O evento reuniu representantes de 18 estados brasileiros que estão implementando a Política de Alfabetização em regime de colaboração, fortalecendo iniciativas voltadas para a educação básica em todo o país.
O seminário faz parte das ações do Programa Nacional de Alfabetização, lançado em fevereiro deste ano em parceria com a Associação Bem Comum. O objetivo do programa é promover a alfabetização de crianças nas fases iniciais da escolaridade, alinhando esforços entre as diferentes esferas de governo. Com uma programação diversificada, o evento contou com palestras sobre gestão de políticas de alfabetização e governança participativa, abordando estratégias e boas práticas que estão sendo adotadas em diferentes regiões.
Durante o seminário, a Paraíba destacou suas iniciativas apresentando o tema "Gestão de Políticas de Alfabetização", com foco nas experiências desenvolvidas pela 5ª Gerência Regional de Educação (GRE). A ação está dentro das prerrogativas do Alfabetiza Mais Paraíba, pacto pela alfabetização na idade certa, desenvolvido pelo estado em pactuação com os 223 municípios paraibanos. O programa, que investe visa investir e apoiar os municípios nas ações, reforça o compromisso da Paraíba em garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade adequada, por meio de uma gestão eficiente e colaborativa.
Para a coordenadora do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, Kaline Gonzaga, o evento proporcionou a troca de experiências e o compartilhamento de soluções inovadoras entre os estados participantes, fortalecendo a rede de cooperação para o avanço das políticas de alfabetização no Brasil.