A ECIT Braulio Maia Júnior, localizada em Campina Grande, conquistou o 2º lugar do Prêmio Educadores do Ano, com o projeto 'Recicla: Educação ambiental começa na base'. O Prêmio, promovido pela Unifacisa e Fundação Pedro Américo, visa celebrar e incentivar práticas pedagógicas que se destacam pela inovação e qualidade. A 2ª edição da premiação aconteceu neste sábado (19) no Teatro Unifacisa, e mais quatro escolas da Rede Pública Estadual foram finalistas.
O Prêmio tem como objetivo reconhecer experiências educativas inovadoras realizadas por escolas de ensino médio, além de coordenadores e professores da Unifacisa. Os profissionais da educação e os projetos concorreram nas categorias Projeto Inovador, Professor Destaque e Coordenador Destaque.
Na categoria Projeto Inovador para escola de Ensino Médio, a ECIT Braulio Maia Júnior conquistou o 2º lugar com o projeto Recicla. Em 1º lugar ficou com a escola Nossa Senhora de Lourdes, e o 3º lugar ficou com o colégio Motiva.
Outras quatro escolas de Campina Grande da Rede Pública Estadual foram finalistas na mesma categoria de Projetos, sendo elas: a ECIT Anésio Leão, a ECIT Raul Córdula, a Escola Normal Estadual Padre Emidio e a ECIT Nesinha Cunha Lima.
O projeto Recicla coordenado pela professora Lívia Cavalcanti, visa dar a destinação correta aos materiais recicláveis por meio da coleta seletiva dentro da ECIT. Caixas que foram confeccionadas pelos estudantes foram distribuídas nas salas de aula para que sejam descartados materiais sem uso. O trabalho já rendeu uma tonelada de material reciclável, recolhido por uma Associação de Catadores da cidade.
"O Recicla é meu projeto de vida, e estou muito feliz com essa premiação. Quando entrei na Rede Estadual eu queria que meu projeto de Graduação, Mestrado e Doutorado, também fizesse a diferença na vida dos meus alunos. Com essa premiação pude ver que educação ambiental deve sim chegar na base escolar", conta a professora Lívia.
A secretária Executiva de Administração, Suprimentos e Logística da Secretaria de Estado da Educação, Pollyanna Loreto, esteve presente no evento e destacou a importância da premiação e da oportunidade dos professores da rede pública mostrarem seus trabalhos.
"É muito importante a Unifacisa abrir essa oportuinidade para que nossas escolas da rede pública estadual e nossos professores mostrarem seus ponteciais. Eles passam os ensinamentos para os estudantes por meio de práticas exitosas e inovadoras. Ficamos muito felizes com a premiação do projeto da professora Lívia, nesta noite importante que exalta a educação", disse Loreto.
O diretor da Unifacisa, Diego Gadelha, parabenizou os educadores. "Entendendo a importância do professor na formação de todos nós e ele como agente principal da educação, a Unifacisa criou essa iniciativa para premiar as boas práticas no ensino dos verdadeiros herois da educação", ressatou.
Mais premiações
O Projeto 'Recicla: educação ambiental começa na base' também conquistou 1º lugar geral no 13º Talento Científico Jovem 2024 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Como premiação a equipe do projeto ganhou uma viagem para São Paulo para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).
1º lugar na categoria Ensino Médio da etapa Estadual do Prêmio Educador Transformador 2024. Além da classificação etapa Estadual do Desafio Liga Jovem.